Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1652
Title: Influência da conicidade do canal radicular na leitura de dois localizadores eletrônicos foraminais
Authors: GONÇALVES, Francisco Nathizael Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: CANDEIRO, George Táccio de Miranda
Issue Date: 2023
Citation: GONÇALVES, Francisco Nathizael Ribeiro. Influência da conicidade do canal radicular na leitura de dois localizadores eletrônicos foraminais. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: A presente pesquisa analisou a influência da conicidade do canal radicular na acurácia dedois LEFs. Foram utilizados 25 raízes disto-vestibulares de molares superiores humanos extraídos e pertencentes ao banco de dentes da Unichristus. Para a determinação da posição do FA, foi realizado o acesso com ponta diamantada esférica #1014 e as coroas foram seccionadas utilizando-se ponta diamantada #3080. A lima anatômica inicial foi a tipo K #10, sendo levada ao canal radicular até que sua extreminade fosse visualizada (patência foraminal) com o auxílio de um microscópio clínico (aumento de 16X). Dentes sem patencia foraminal e calcificações foram excluídos do estudo. As leituras odontométricas foram realizadas com dois diferentes LEFs (Root ZX II e Romiapex A- 15), considerando o ponto de referência eletrônica 0.0 (ápice) em cada aparelho. Todas as medições foram realizadas em triplicada, sendo utilizada a média aritmética dos três valores. Com o auxílio de um paquímetro digital foram registrados as medidas e lançadasem planilha no Excel. Após verificação visual com a lima k #10, os canais foram instrumentados com a lima #25.01 para que a região apical fosse padronizada e em seguida foram instrumentados com as limas #25.02, #25.04, #25.06, #25.08, #25.10 e #25.12, e a cada instrumentação, a odontometria eletrônica era conferida com a #25.02. Foi adotado a medida 0.0, e as margens de erro de ±0.5 e ±1.0. As discrepâncias entre asleituras visuais e eletrônicas foram analisadas estatisticamente pelo teste ANOVA e Bonferroni, sendo considerado significante quando P<0,05. Utilizando a marcação 0,0, ea margem de erro de ±1.0, foi observada que as leituras dos aparelhos eram semelhantes nos condutos com diferentes conicidades (P>0,05), havendo uma tendência maior à submedições. Porém, quando se utilizou a margem de variação da medição em ±0.50, houve diferenca estatística significante no grupo do Romiapex A-15 (P=0,0248) e quandose compara os resultados dos dois LEFs. Dessa forma, concluiu-se que, a conicidade do conduto não influenciou significantemente a precisão dos LEFs avaliados, tendo como ponto de referência 0.0. Utilizando a margem de variação de ±0.5, o aparelho RomiapexA-15 apresentou maior acurácia e, por fim, na margem de erro de ±1.0 ambos os LEFs apresentaram excelente precisão.
Keywords: endodontia
odontometria
localizador eletrônico foraminal
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1652
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO NATHIZAEL RIBEIRO GONÇALVES.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.