Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1654
Title: A adoção de práticas ESG impacta positivamente no alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável?
Authors: TRINDADE, Caroline de Freitas
metadata.dc.contributor.advisor: GERHARD, Felipe
Issue Date: 2023-12-15
Citation: TRINDADE, C. F. A adoção de práticas ESG impacta positivamente no alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Curso de Administração, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: O presente trabalho buscou analisar a influência das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) sobre o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável dos países. De forma específica, busca-se verificar o efeito da adoção das políticas ESG sobre as dimensões social, ambiental e econômica associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável dos países. Para tal, uma pesquisa quantitativa, com fins descritivos com base no levantamento de dados secundários foi realiza. A técnica ANOVA foi aplicada em dados do ano de 2022 consolidados a partir das bases Sustainable Development Report e ESG Risk Index. De acordo com os resultados das análises, é possível indicar que existe uma relação positiva entre o nível de adesão às políticas ESG e o desempenho no alcance dos ODS. Como consequência, países que possuem alto desempenho no atingimento dos ODS possuem níveis mais baixos na avaliação de risco ESG. Pode-se inferir, igualmente, que há um impacto positivo de práticas ESG no alcance dos ODS relacionados à cada dimensão específica da sustentabilidade: social, ambiental e econômica.
Keywords: Sustentabilidade
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Políticas ESG
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1654
Appears in Collections:Administração (EaD) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Caroline de Freitas Trindade.pdfTrabalho de Conclusão de Curso304.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.