Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1660
Title: Análise comparativa de indicadores de lucratividade e rentabilidade: um estudo sobre os bancos federais brasileiros no período pré e pós pandemia (2018 a 2022)
Authors: SILVA, Antônio Denis Paulino da
metadata.dc.contributor.advisor: ESTITE, Mônica Barreto de Sá
Issue Date: 2023-12
Citation: SILVA, Antônio Denis Paulino da. Análise comparativa de indicadores de lucratividade e rentabilidade: um estudo sobre os bancos federais brasileiros no período pré e pós pandemia (2018 a 2022). 2023. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus.
Abstract: As instituições financeiras públicas são fundamentais para a economia brasileira. Os resultados divulgados por estas entidades são relevantes para o cenário nacional de análise financeira e investimento. Com isso, o objetivo geral deste trabalho é mensurar o incremento ou a declinação percentual de lucratividade e rentabilidade (dos segmentos da carteira de crédito: Investimento, Habitação e Agronegócio) dos principais bancos federais brasileiros (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) durante o período pandêmico (2018 a 2022). Justifica-se a presente monografia pela relevância dos indicadores financeiros para economia nacional e da instituição financeira em questão para a composição e seu auxílio ao Sistema Financeiro Nacional, o qual foi afetado pela contextualizada pandemia. Quanto à metodologia, o estudo é classificado como uma pesquisa quantitativa. Dentre os resultados obtidos nesta pesquisa, observou-se que existe diferença significativa entre as instituições com relação aos seguintes indicadores: EBITDA, EBIT e Margem EBIT, fato demonstrado pela análise de variância. Já com relação aos indicadores: ROE e ROA não existe diferença significativa. Nesse sentido, o teste de Tukey mostrou que em relação aos indicadores significativos, o BNDES é o que tem melhor desempenho comparado com o BB e a CEF. Esta monografia contribui para a comunidade acadêmica no que diz respeito à citação em novos estudos que utilizem o mesmo tipo de análise e no desenvolvimento da pesquisa acadêmica, atribuindo valor ao tema, além do uso dos resultados obtidos em estudos posteriores.
Keywords: Instituições Financeiras Públicas
Indicadores Econômicos
Resultados
Análise Comparativa
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1660
Appears in Collections:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Denis Paulino TCC_Final.pdf1.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.