Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1672
Title: PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE COM TATUAGEM: EXISTE PRECONCEITO? UMA REVISÃO DE LITERATURA
Authors: Silva, Matheus de Oliveira Lima e
metadata.dc.contributor.advisor: LIma, Maria Cláudia de Freitas
Issue Date: 2023-12-01
Abstract: O presente trabalho traz uma reflexão sobre a existência ou não de preconceito com profissionais da saúde tatuados, dentro do ambiente de atendimento clínico. O preconceito com tais profissionais, de modo geral, se apresenta como uma opinião sem base ou conhecimento, que ignora a competência do profissional, focando muitas vezes apenas no que se ver como características físicas. Possuir tatuagens, é a escolha de muitos indivíduos que desejam expressar por meio da arte o que sentem e pensam. Sendo assim, esta revisão de literatura teve como objetivos analisar a existência ou não de preconceitos com relação aos profissionais da área da saúde que apresentam tatuagem, bem como, identificar os aspectos que influenciam o atendimento na área da saúde e as ações que possam contribuir para a redução do preconceito. Realizada pesquisa nas bases de dados LILACS, SCIELO e PUBMED, no período de 2011-2023, na língua portuguesa, resultando em 5 artigos sobre o tema. Os artigos encontrados sinalizam que o ato de se tatuar, com o passar do tempo, vem sendo mais aceito, mas ainda é preciso considerar onde o indivíduo que possui tatuagens está presente e onde desenvolve suas atividades laborais. Como conclusão, identificamos que há preconceito com os profissionais da saúde que possuem tatuagem, como também, no meio corporativo, há certa resistência perante o cargo que o indivíduo que possui tatuagens vai estar ocupando.
Description: REFERÊNCIAS BARBOSA, Flávia Lorenne Sampaio; DOS SANTOS BRITO, Alzirene; DE ALMEIDA BIZARRIA, Fabiana Pinto. Tatuagens, Piercings e Diversidade Cultural: o que gestores dizem sobre esse tema? Teoria e Prática em Administração (TPA), v. 6, n. 2, p. 78-106, 2016. BIANCHI, Robert S. Tattoo in ancient Egypt. Marks of civilization, 1988. CANESQUI, Ana Maria. Le Breton, D. A sociologia do corpo. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. CÉSAR, Rui Manuel Ribeiro. Estudo das perspectivas da utilização de piercings e tatuagens por uma população de estudantes universitários na área da Medicina Dentária. 2011. Tese de Doutorado. [sn]. DA SILVA, Helry Costa. A Escrita Gestual do Corpo: o Erotismo Em Um Copo de Cólera. VEREDAS-Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 4, n. 8, p. 176-193, 2021 DELUCA, Gabriela; GRISCI, Carmem Ligia Iochins; LAZZAROTTO, Gislei Domingas Romanzini. Trabalhar e tatuar-se: estratégia de inventar a vida. Psicologia & Sociedade, v. 30, 2018. FERREIRA, Ana Luiza Bozollan. Tatuagens: estigmas e estereótipos no mercado de trabalho. 2022. GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. LEITÃO, Débora Krischke. O corpo ilustrado: um estudo antropológico sobre usos e significados da tatuagem contemporânea. Mestrado em Antropologia Social). Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul,24 Porto Alegre, 2002. LISE, Michelle et al. Tatuagem: aspectos históricos e hipóteses sobre a origem do estigma. Brazilian Journal of Forensic Sciences. Rio Grande do Sul: jun, 2013. Disponível em: < HYPERLINK "http://www.bjfs.org/bjfs/bjfs/article/view/493/2159"https://www.bjfs.org/bjfs/bjfs/article/view/493/2159 HYPERLINK "http://www.bjfs.org/bjfs/bjfs/article/view/493/2159"> Acesso em: 25 mar. 2023. MARQUES, Toni. O Brasil tatuado e outros mundos. Rocco, 1997. PAREDES. Cezinado Vieira. A influência e o significado das tatuagens nos presos no interior das penitenciarias. Curitiba, 2003. PEDRO, Fabiano Oliveira. AGUIAR, Helder de Souza. VISUAL CORPORATIVO: A influência da tatuagem na carreira profissional. Campinas, nov. 2016 RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. SP: Atlas, 1996.
Keywords: tatuagem
preconceito
profissionais da saúde
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1672
Appears in Collections:Odontologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus BENFICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Matheusoliveira.pdf671.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.