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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1683
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | PEIXOTO JUNIOR, Arnaldo Aires | - |
dc.contributor.author | VASCONCELOS, Lennon Soares Mesquita Cavalcante de | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T15:59:16Z | - |
dc.date.available | 2024-03-20T15:59:16Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Lennon Soares Mesquita Cavalcante de. Criação e validação de cenários para o ensino com simulação realística sobre prevenção de IRAS. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1683 | - |
dc.description.abstract | A participação em atividades de ensino com simulações permite melhorar o desempenho na retenção de conhecimento, garantindo uma maior satisfação nas atividades pedagógicas. Assim, o objetivo deste trabalho foi a criação e validação por juízes de cenários para o ensino com simulação realística sobre prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde. O estudo foi realizado no Laboratório de Habilidades do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (EBSERH/UFC). Este trabalho foi dividido em duas fases: Inicialmente, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, buscando métodos de validação de cenários, nas bases de dados PubMed, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS) foram utilizadas as palavras chaves indexadas nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (MeSH) e os operadores booleanos AND e OR na sequência descrita “Treinamento por Simulação” (Simulation Training) OR “Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade” (High- Fidelity Simulation Training) OR “Simulação de Paciente ”(Patient Simulation) AND “Estudo de Validação”(Validation Study) assim sendo selecionados 351 artigos que foram analisados e ao final eleitos um total de 8 artigos relevantes. Em seguida, foram criados 4 cenários de ensino por simulação, com a participação de uma equipe composta por 1 médico e 1 enfermeira especialistas em terapia intensiva, com doutorado, experiência e formação no ensino por simulação. Os cenários criados foram de (1) passagem de sonda vesical de demora (SVD) em mulher, (2) passagem de SVD em homem, (3) passagem de cateter venoso central (CVC), e (4) cuidados com dispositivos invasivos SVD e CVC. Para a validação, foi utilizada uma abordagem quantitativa, transversal e descritiva. Os cenários foram aplicados com aprendizes (3 médicos e 5 enfermeiros, divididos em 3 aprendizes para cada cenário), os quais foram filmados e armazenados em arquivos de vídeo, após a assinatura dos termos de Consentimento Livre e Esclarecido e de Cessão de Som e Imagem. Logo após a aplicação, os cenários foram avaliados pelos aprendizes, através do preenchimento de questionários de avaliação da satisfação e autoconfiança na aprendizagem e de avaliação de design. O link dos arquivos de vídeo foi enviado para juízes especialistas, assim como um formulário com o cenário escrito e um questionário de validação de cenários, utilizado previamente na literatura, a ser preenchido através da ferramenta Google Forms. Um total de 13 juízes, sendo 8 da área de enfermagem e 5 da área médica, foram divididos para a avaliação de cenários pertinentes para suas áreas profissionais. As respostas ao questionário de validação foram tabuladas e avaliadas por meio do cálculo do Índice de Validação de Conteúdo (IVC). Todos os cenários apresentaram um IVC acima de 0,78, o que é considerado, pela literatura, como satisfatório. Foi possível, através do presente trabalho, criar e validar quatro cenários de ensino por simulação realística sobre prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) que, futuramente, poderão ser utilizados para o treinamento de equipe multiprofissional, residentes em formação ou alunos de internato médico ou de enfermagem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino em saúde | pt_BR |
dc.subject | estudo de validação | pt_BR |
dc.subject | treinamento por simulação | pt_BR |
dc.title | Criação e validação de cenários para o ensino com simulação realística sobre prevenção de IRAS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.title.ingles | Creation and validation of scenarios for teaching with realistic simulation on the prevention of HAI (Healthcare-Associated Infections) | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | Participation in teaching activities with simulations allows for improving performance in knowledge retention, ensuring greater satisfaction in pedagogical activities. Thus, the objective of this work was the creation and validation by judges of scenarios for teaching with realistic simulation on the prevention of Healthcare-Associated Infections (HAIs). The study was conducted at the Skills Laboratory of the Hospital Complex of the Federal University of Ceará (EBSERH/UFC). This work was divided into two phases: Initially, an integrative literature review was conducted, seeking methods for scenario validation, in the PubMed, Scientific Electronic Library Online (SciELO), and Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS) databases using keywords indexed in the Health Sciences Descriptors (DeCS) and Medical Subject Headings (MeSH) and the Boolean operators AND and OR in the sequence described "Simulation Training" OR "High-Fidelity Simulation Training" OR "Patient Simulation" AND "Validation Study," thus selecting 351 articles that were analyzed and ultimately electing a total of 8 relevant articles. Next, 4 simulation teaching scenarios were created, with the participation of a team composed of 1 physician and 1 intensive care nurse, both experts in simulation-based education with doctoral degrees, experience, and training. The scenarios created were (1) female indwelling urinary catheterization, (2) male indwelling urinary catheterization, (3) central venous catheterization, and (4) care of invasive devices - indwelling urinary catheterization and central venous catheterization. For validation, a quantitative, cross-sectional, and descriptive approach was used. The scenarios were applied with learners (3 physicians and 5 nurses, divided into 3 learners for each scenario), who were filmed and their videos stored, after signing informed consent and image and sound release forms. Immediately after application, the scenarios were evaluated by the learners through satisfaction and self-confidence assessment questionnaires in learning and design evaluation. The video files were sent to expert judges, along with a written scenario and a scenario validation questionnaire, previously used in the literature, to be completed through the Google Forms tool. A total of 13 judges, 8 from the nursing field and 5 from the medical field, were divided to assess scenarios relevant to their professional areas. Responses to the validation questionnaire were tabulated and assessed by calculating the Content Validation Index (CVI). All scenarios presented a CVI above 0.78, which is considered satisfactory by the literature. It was possible, through this work, to create and validate four realistic simulation teaching scenarios on the prevention of Healthcare-Associated Infections (HAIs) that could be used in the future for the training of multiprofessional teams, residents in training, or medical or nursing interns. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas |
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