Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1683
Título: Criação e validação de cenários para o ensino com simulação realística sobre prevenção de IRAS
Autor(es): VASCONCELOS, Lennon Soares Mesquita Cavalcante de
Orientador: PEIXOTO JUNIOR, Arnaldo Aires
Data do documento: 2024
Citação: VASCONCELOS, Lennon Soares Mesquita Cavalcante de. Criação e validação de cenários para o ensino com simulação realística sobre prevenção de IRAS. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.
Resumo: A participação em atividades de ensino com simulações permite melhorar o desempenho na retenção de conhecimento, garantindo uma maior satisfação nas atividades pedagógicas. Assim, o objetivo deste trabalho foi a criação e validação por juízes de cenários para o ensino com simulação realística sobre prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde. O estudo foi realizado no Laboratório de Habilidades do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (EBSERH/UFC). Este trabalho foi dividido em duas fases: Inicialmente, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, buscando métodos de validação de cenários, nas bases de dados PubMed, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS) foram utilizadas as palavras chaves indexadas nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (MeSH) e os operadores booleanos AND e OR na sequência descrita “Treinamento por Simulação” (Simulation Training) OR “Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade” (High- Fidelity Simulation Training) OR “Simulação de Paciente ”(Patient Simulation) AND “Estudo de Validação”(Validation Study) assim sendo selecionados 351 artigos que foram analisados e ao final eleitos um total de 8 artigos relevantes. Em seguida, foram criados 4 cenários de ensino por simulação, com a participação de uma equipe composta por 1 médico e 1 enfermeira especialistas em terapia intensiva, com doutorado, experiência e formação no ensino por simulação. Os cenários criados foram de (1) passagem de sonda vesical de demora (SVD) em mulher, (2) passagem de SVD em homem, (3) passagem de cateter venoso central (CVC), e (4) cuidados com dispositivos invasivos SVD e CVC. Para a validação, foi utilizada uma abordagem quantitativa, transversal e descritiva. Os cenários foram aplicados com aprendizes (3 médicos e 5 enfermeiros, divididos em 3 aprendizes para cada cenário), os quais foram filmados e armazenados em arquivos de vídeo, após a assinatura dos termos de Consentimento Livre e Esclarecido e de Cessão de Som e Imagem. Logo após a aplicação, os cenários foram avaliados pelos aprendizes, através do preenchimento de questionários de avaliação da satisfação e autoconfiança na aprendizagem e de avaliação de design. O link dos arquivos de vídeo foi enviado para juízes especialistas, assim como um formulário com o cenário escrito e um questionário de validação de cenários, utilizado previamente na literatura, a ser preenchido através da ferramenta Google Forms. Um total de 13 juízes, sendo 8 da área de enfermagem e 5 da área médica, foram divididos para a avaliação de cenários pertinentes para suas áreas profissionais. As respostas ao questionário de validação foram tabuladas e avaliadas por meio do cálculo do Índice de Validação de Conteúdo (IVC). Todos os cenários apresentaram um IVC acima de 0,78, o que é considerado, pela literatura, como satisfatório. Foi possível, através do presente trabalho, criar e validar quatro cenários de ensino por simulação realística sobre prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) que, futuramente, poderão ser utilizados para o treinamento de equipe multiprofissional, residentes em formação ou alunos de internato médico ou de enfermagem.
Palavras-chave: Ensino em saúde
estudo de validação
treinamento por simulação
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1683
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LENNON SOARES MESQUITA CAVALCANTE DE VASCONCELOS.pdf39.88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.