Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1687
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Melissa Soares-
dc.contributor.authorMAGALHAES, Roseanne Rodrigues Martins-
dc.date.accessioned2024-04-08T16:28:42Z-
dc.date.available2024-04-08T16:28:42Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMAGALHAES, Roseanne Rodrigues Martins.Desenvolvimento De Uma Plataforma Móvel de Apoio Ao Ensino De Infectologia Para Alunos De Graduação Em Medicina De Um Centro Universitário Em Fortaleza/Ce. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1687-
dc.description.abstractO vasto avanço tecnológico na área da saúde tem impacto relevante e positivo na educação médica. As estratégias de ensino que empregam recursos digitais vem ocupando cada dia mais espaço como uma ferramenta muito útil no processo ensino-aprendizagem. Favorecem a auto-instrução e o protagonismo do aluno em sua trajetória educacional, tornando a aquisição de conhecimentos mais disponível e acessível. O amplo uso de recursos digitais teve crescimento exponencial com a pandemia de Covid-19 e impulsionou a disponibilidade de novas formas de desenvolver o ensino por meio de plataformas digitais, para o ensino híbrido e EaD (Educação a Distância). Na educação médica, a tecnologia apresenta-se como uma promissora opção para suprir necessidades e dar suporte a possibilidades que surgem em nossa sociedade atual, tais como flexibilidade de tempo e espaço, redução de custo, maior alcance geográfico, entre outras (VILAR; et al., 2010). Esse estudo vem propor o uso de uma nova ferramenta de apoio ao ensino de Infectologia na graduação de Medicina em um Centro Universitário de Fortaleza. Nesse sentido, o intuito deste estudo foi elaborar uma plataforma móvel de suporte educacional em Infectologia. Foi avaliada a aplicabilidade do sistema, o seu impacto na facilitação do ensino e o grau de satisfação do usuário com a nova ferramenta. Trata-se de um estudo quantitativo, experimental, descritivo, em que a plataforma desenvolvida foi avaliada por 42 estudantes de Medicina do quarto semestre do Centro Universitário Christus (Unichristus), por meio de questionários, visando estimar a repercussão nos diferentes cenários educacionais e o grau de satisfação com esse instrumento. Quanto à sua usabilidade, foi aplicada a Escala de Usabilidade de Sistema (System Usabillity Scale - SUS). Como resultado, foi analisado que a plataforma apresentou o escore SUS de 84,64, com desvio-padrão de 13,8, sendo evidenciada uma correlação de Spearman estatisticamente significativa (p<0,05). Dessa maneira, o desenvolvimento da plataforma móvel em infectologia obteve êxito, isso devido à usabilidade de acordo com a escala SUS ter sido conforme os números que torna a ferramenta validada, objetivando o ensino de temas em infectologia durante o curso de Medicina do Centro Universitário Christus, podendo, assim, ser utilizada como recurso de ensino na infectologia durante a graduação de medicina.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectensino médicopt_BR
dc.subjectaplicativos móveispt_BR
dc.subjectinfectologiapt_BR
dc.titleDesenvolvimento De Uma Plataforma Móvel de Apoio Ao Ensino De Infectologia Para Alunos De Graduação Em Medicina De Um Centro Universitário Em Fortaleza/Cept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesDevelopment of a Mobile Platform to Support the Teaching of Infectious Diseases for Undergraduate Medical Students at a University Center in Fortaleza/Cept_BR
dc.description.resumo_abstractThe vast technological advances in healthcare have a relevant and a positive impact on medical education. Teaching strategies that utilize digital resources are increasingly taking up more space as a very useful tool in the teaching-learning process. They encourage self-instruction and the student’s protagonism in their educational trajectory, resorting to the acquisition of more avaliable and accessible knowledge. The wide use of digital resources grew exponentially with the Covid-19 pandemic and boosted the availability of new ways of developing teaching through digital plataforms, for hybrid teaching and distance learning. In medical education, technology presents itself as a promising option to meet needs and support the possibilities that arise in our current society, such as flexibility of time and space, cost reduction, and greater geographic reach, among other (VILAR; et al; 2010). This study proposes the use of a new tool to support the teaching of Infectious Diseases in the medicine undergraduate program of one university center in Fortaleza. In this sense, this study aimed to develop a mobile plataform for educacional support in Infectious Diseases. The applicability of the system, its impact on teaching facilitation, and the degree of user satisfaction with the new tool were evaluated. This is a quantitative, experimental, descriptive study, in which the developed plataform was evaluated by 42 medical students from the forth semester at Centro Universitário Christus (Unichristus), through questionnaires, estimating the repercussions in different educational scenarios and the degree of satisfaction with this instrument. Regarding its effectiveness, the System Usability Scale (SUS) score of 84.64, with a standard deviation of 13.8, showing a statistically significant Spearman transparency (p<0.05). In this way, the development of the mobile platform in infectious diseases was successful, due to the usability according to the SUS scale following the numbers that make the tool validated, aiming to teach topics in infectious diseases during the Medicine course from Centro Universitario Christus, and can therefore be used as a teaching resource in infectious diseases during medical graduation.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSEANNE RODRIGUES MARTINS MAGALHÃES.pdf2.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.