Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1687
Título : | Desenvolvimento De Uma Plataforma Móvel de Apoio Ao Ensino De Infectologia Para Alunos De Graduação Em Medicina De Um Centro Universitário Em Fortaleza/Ce |
Autor : | MAGALHAES, Roseanne Rodrigues Martins |
metadata.dc.contributor.advisor: | MEDEIROS, Melissa Soares |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | MAGALHAES, Roseanne Rodrigues Martins.Desenvolvimento De Uma Plataforma Móvel de Apoio Ao Ensino De Infectologia Para Alunos De Graduação Em Medicina De Um Centro Universitário Em Fortaleza/Ce. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024. |
Resumen : | O vasto avanço tecnológico na área da saúde tem impacto relevante e positivo na educação médica. As estratégias de ensino que empregam recursos digitais vem ocupando cada dia mais espaço como uma ferramenta muito útil no processo ensino-aprendizagem. Favorecem a auto-instrução e o protagonismo do aluno em sua trajetória educacional, tornando a aquisição de conhecimentos mais disponível e acessível. O amplo uso de recursos digitais teve crescimento exponencial com a pandemia de Covid-19 e impulsionou a disponibilidade de novas formas de desenvolver o ensino por meio de plataformas digitais, para o ensino híbrido e EaD (Educação a Distância). Na educação médica, a tecnologia apresenta-se como uma promissora opção para suprir necessidades e dar suporte a possibilidades que surgem em nossa sociedade atual, tais como flexibilidade de tempo e espaço, redução de custo, maior alcance geográfico, entre outras (VILAR; et al., 2010). Esse estudo vem propor o uso de uma nova ferramenta de apoio ao ensino de Infectologia na graduação de Medicina em um Centro Universitário de Fortaleza. Nesse sentido, o intuito deste estudo foi elaborar uma plataforma móvel de suporte educacional em Infectologia. Foi avaliada a aplicabilidade do sistema, o seu impacto na facilitação do ensino e o grau de satisfação do usuário com a nova ferramenta. Trata-se de um estudo quantitativo, experimental, descritivo, em que a plataforma desenvolvida foi avaliada por 42 estudantes de Medicina do quarto semestre do Centro Universitário Christus (Unichristus), por meio de questionários, visando estimar a repercussão nos diferentes cenários educacionais e o grau de satisfação com esse instrumento. Quanto à sua usabilidade, foi aplicada a Escala de Usabilidade de Sistema (System Usabillity Scale - SUS). Como resultado, foi analisado que a plataforma apresentou o escore SUS de 84,64, com desvio-padrão de 13,8, sendo evidenciada uma correlação de Spearman estatisticamente significativa (p<0,05). Dessa maneira, o desenvolvimento da plataforma móvel em infectologia obteve êxito, isso devido à usabilidade de acordo com a escala SUS ter sido conforme os números que torna a ferramenta validada, objetivando o ensino de temas em infectologia durante o curso de Medicina do Centro Universitário Christus, podendo, assim, ser utilizada como recurso de ensino na infectologia durante a graduação de medicina. |
Palabras clave : | ensino médico aplicativos móveis infectologia |
URI : | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1687 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSEANNE RODRIGUES MARTINS MAGALHÃES.pdf | 2.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.