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Title: Elaboração de uma tecnologia educacional para auxiliar profissionais da atenção primária no diagnóstico precoce da fibrose cística
Authors: GUERREIRO, Danilo Santos
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, Ana Maria Cavalcante e
Issue Date: 2024
Citation: GUERREIRO, Danilo Santos. Elaboração de uma tecnologia educacional para auxiliar profissionais da atenção primária no diagnóstico precoce da fibrose cística. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.
Abstract: A fibrose cística (FC) é uma doença multissistêmica, genética, autossômica, recessiva e limitadora de vida. A Triagem Neonatal para Fibrose Cística (TNFC) é uma medida preventiva, que possibilita o diagnóstico precoce, acesso, acompanhamento e o tratamento da doença. No entanto, desafios como o escasso conhecimento dos profissionais sobre o tema no Brasil destacam a necessidade de esforços contínuos para aprimorar programas educacionais. Por isso, objetivamos avaliar o conhecimento e as práticas dos médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família e pediatras em relação à FC. Além disso, propor programas educacionais eficazes para identificar precocemente em crianças, minimizando a prevalência crescente de diagnósticos tardios de FC no país, conforme evidenciado pelo Registro Brasileiro de Fibrose Cística. O estudo transversal e quantitativo envolveu 65 profissionais de saúde em Fortaleza, Ceará. Foi formulado um questionário que, após sua validação, foi aplicado entre os participantes e coletado dados em relação ao conhecimento prévio de FC e triagem neonatal. O questionário contém quatro domínios (identificação, conhecimento sobre conceitos, diagnóstico e conduta diante de caso suspeito), os resultados foram analisados por métodos estatísticos e contribuíram para a formulação da tecnologia educacional. Por fim, foi formulada uma tecnologia educacional em formato de manual para ajudar estes profissionais a melhorar o conhecimento sobre o tema e melhorar os índices de diagnóstico precoce. Dos participantes, 38,5% eram médicos de saúde da família, 30,8% pediatras e 30,8% enfermeiros. A maioria dos participantes era do sexo feminino, com média de idade de 39,9 anos e experiência média de 10,6 anos. Além disso, 93,8% não receberam treinamento específico sobre FC. O conhecimento foi variado entre profissionais, com dificuldades no reconhecimento dos sintomas típicos, complicações e interpretação de resultados de triagem neonatal. Os pediatras tiveram um melhor aproveitamento entre as especialidades. Por fim, foi formulada uma tecnologia educacional em formato de manual para difundir o conhecimento sobre o tema e melhorar os índices de diagnóstico precoce. Esta foi uma abordagem pioneira na avaliação do conhecimento e práticas dos profissionais de saúde em relação à FC na região Nordeste do Brasil, pois evidenciou-se que o conhecimento prévio sobre esta doença ainda é bastante deficiente entre os profissionais de saúde da Atenção Primária, o que pode interferir no diagnóstico precoce. A finalidade para a realização desta pesquisa é a alta prevalência de diagnósticos tardios de FC no país. A falta de programas educacionais sobre FC é evidente, assim, o diagnóstico precoce é indispensável, bem como identificar falhas no conhecimento e práticas dos profissionais é fundamental. Recomendam-se programas educacionais e a introdução dessa nova tecnologia como uma ferramenta de grande apoio para melhorar o índice de diagnóstico precoce e encaminhamento adequado de casos suspeitos de FC.
Keywords: Fibrose Cistica
Triagem Neonatal
Saúde da Criança
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1690
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

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