Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1698
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Porto, Larissa de Carvalho | - |
dc.contributor.author | ALCANTARA NETO, Bernardo José Gurgel de | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-27T15:56:57Z | - |
dc.date.available | 2024-05-27T15:56:57Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | ALCANTARA NETO, Bernardo José Gurgel de. Escola Infantil Montessori: a influência da arquitetura na aprendizagem, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1698 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho se dispõe a elaboração de um anteprojeto arquitetônico de um Centro de Educação Infantil Montessoriano, localizado no bairro José de Alencar na cidade de Fortaleza, enfocando a aplicação dos princípios da pedagogia de Maria Montessori para promover uma abordagem inclusiva e estimular a autonomia dos alunos, com ênfase na faixa etária de 0 a 5 anos. O projeto também incorporou princípios da arquitetura sensorial na concepção do espaço, proporcionando benefícios significativos para o desenvolvimento das crianças. A metodologia tratou na elaboração de um referencial teórico, que contextualizou historicamente a educação no mundo, no Brasil, no Ceará e na cidade de Fortaleza. Destacou a importância da educação infantil no desenvolvimento infantil, explorando diversas teorias pedagógicas para embasar a escolha do método montessoriano. Além disso, analisou a influência da arquitetura sensorial no ambiente educacional. A implementação prática do projeto refletiu resultados satisfatórios, integrando de maneira eficaz toda a teoria estudada. O Centro de Educação Infantil Montessoriano pretende demonstrar efetividade na promoção da autonomia e inclusão, de forma a proporcionar um ambiente estimulante para o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos. Para isso, se relacionou o equipamento com o entorno de elementos naturais e espaços amplos que permitem experiências sensoriais aos usuários, servindo não só como espaço de ensino e aprendizagem, mas também de construir relacionamentos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Centro de educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Montessori | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura sensorial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Equipamento educacional | pt_BR |
dc.title | Escola Infantil Montessori: A influência da arquitetura na aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.title.ingles | Montessori kindergarten: the influence of architecture on learning | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | The present work involves the elaboration of an architectural preliminary project for a Montessori Early Childhood Education Center, located in the José de Alencar neighborhood in the city of Fortaleza, focusing on the application of the principles of Maria Montessori's pedagogy to promote an inclusive approach and stimulate the autonomy of students. students, with emphasis on the age group from 0 to 5 years old. The project also incorporated principles of sensory architecture into the design of the space, providing significant benefits for children's development. The methodology dealt with the elaboration of a theoretical framework, which historically contextualized education in the world, in Brazil, Ceará and the city of Fortaleza. It highlighted the importance of early childhood education in child development, exploring various pedagogical theories to support the choice of the Montessori method. Furthermore, it analyzed the influence of sensory architecture in the educational environment. The practical implementation of the project reflected satisfactory results, effectively integrating all the theories studied. The Montessori Early Childhood Education Center aims to demonstrate effectiveness in promoting autonomy and inclusion, in order to provide a stimulating environment for the integral development of children aged 0 to 5 years. To achieve this, the equipment was linked to the surrounding natural elements and large spaces that allow sensory experiences to users, serving not only as a space for teaching and learning, but also for building relationships. | pt_BR |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bernardo José Gurgel de Alcantara Neto.pdf | 99.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.