Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1698
Título : Escola Infantil Montessori: A influência da arquitetura na aprendizagem
Autor : ALCANTARA NETO, Bernardo José Gurgel de
metadata.dc.contributor.advisor: Porto, Larissa de Carvalho
Fecha de publicación : 2023
Citación : ALCANTARA NETO, Bernardo José Gurgel de. Escola Infantil Montessori: a influência da arquitetura na aprendizagem, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2023.
Resumen : O presente trabalho se dispõe a elaboração de um anteprojeto arquitetônico de um Centro de Educação Infantil Montessoriano, localizado no bairro José de Alencar na cidade de Fortaleza, enfocando a aplicação dos princípios da pedagogia de Maria Montessori para promover uma abordagem inclusiva e estimular a autonomia dos alunos, com ênfase na faixa etária de 0 a 5 anos. O projeto também incorporou princípios da arquitetura sensorial na concepção do espaço, proporcionando benefícios significativos para o desenvolvimento das crianças. A metodologia tratou na elaboração de um referencial teórico, que contextualizou historicamente a educação no mundo, no Brasil, no Ceará e na cidade de Fortaleza. Destacou a importância da educação infantil no desenvolvimento infantil, explorando diversas teorias pedagógicas para embasar a escolha do método montessoriano. Além disso, analisou a influência da arquitetura sensorial no ambiente educacional. A implementação prática do projeto refletiu resultados satisfatórios, integrando de maneira eficaz toda a teoria estudada. O Centro de Educação Infantil Montessoriano pretende demonstrar efetividade na promoção da autonomia e inclusão, de forma a proporcionar um ambiente estimulante para o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos. Para isso, se relacionou o equipamento com o entorno de elementos naturais e espaços amplos que permitem experiências sensoriais aos usuários, servindo não só como espaço de ensino e aprendizagem, mas também de construir relacionamentos.
Palabras clave : Centro de educação infantil
Metodologia Montessori
Arquitetura sensorial
Educação inclusiva
Equipamento educacional
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1698
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Bernardo José Gurgel de Alcantara Neto.pdf99.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.