Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1700
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MATOS, Alesson Paiva | - |
dc.contributor.author | RUSSO, Denise Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-28T19:26:12Z | - |
dc.date.available | 2024-05-28T19:26:12Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | RUSSO, Denise Lopes. Escola de educação profissional: construindo ambientes que estimulem o conhecimento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1700 | - |
dc.description.abstract | Dentre os equipamentos básicos de suma importância para a sociedade estão as escolas, especialmente as escolas públicas. Quando se trata de escolas públicas profissionais, elas possuem uma função a mais: preparar os alunos para estar em meio àqueles que oferecem, através de seu trabalho, serviços à sociedade, antes da conclusão da educação básica. Diante disto, o presente trabalho propõe uma releitura do modelo tradicional das escolas estaduais profissionais, proposto pelo MEC, trazendo para este equipamento conexão com comunidade e a cultura a qual ela está inserida, por meio do emprego de estratégias vernaculares de conforto, adequadas ao clima característico da região nordeste do Brasil, além de propondo novos espaços que permitam o desenvolvimento de atividades mais dinâmicas, tomando por base as premissas das pedagogias construtivistas, e, para possibilitar a liberdade de trabalho do programa arquitetônico, fazendo o uso da arquitetura industrializada. Para conseguir este resultado foi feito o estudo das construções vernaculares e seu benefício para as construções contemporâneas, foi estudada história da educação pública no Brasil até a criação das escolas profissionais, além de pesquisado sobre as pedagogias tradicional e construtivista analisando suas particularidades. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | educação pública | pt_BR |
dc.subject | educação profissional | pt_BR |
dc.subject | arquitetura vernacular | pt_BR |
dc.subject | arquitetura modular | pt_BR |
dc.subject | pedagogia construtivista | pt_BR |
dc.title | Escola de educação profissional: construindo ambientes que estimulem o conhecimento | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.title.ingles | School of professional education: building environments that stimulate knowledge | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | Among the basic equipment of utmost importance for society are schools, especially public schools. When it comes to professional public schools, It have an additional function: preparing students to be among those who offer, through their work, services to society, before completing basic education. In view of this, the present work proposes a reinterpretation of the traditional model of professional state schools, proposed by the MEC, bringing to this equipment connection with the community and the culture in which it is inserted, through the use of vernacular comfort strategies, appropriate to the climate. characteristic of the northeast region of Brazil, in addition to proposing new spaces that allow the development of more dynamic activities, based on the premises of constructivist pedagogies, and, to enable freedom of work in the architectural program, making use of industrialized architecture. To achieve this result, a study was carried out on vernacular constructions and their benefit for contemporary constructions, the history of public education in Brazil until the creation of professional schools was studied, in addition to research on traditional and constructivist pedagogies, analyzing their particularities. | pt_BR |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Denise Lopes Russo_TCC.pdf | 10.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.