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dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Cláudia Maria Costa de-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Adriana Rodrigues Façanha Barreto-
dc.date.accessioned2024-05-31T12:17:35Z-
dc.date.available2024-05-31T12:17:35Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Adriana Rodrigues Façanha Barreto. TraumaPedCast: desenvolvimento e validação de série de podcasts como ferramenta de educação médica em trauma pediátrico. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1702-
dc.description.abstractO ensino médico na graduação e a matriz curricular da residência médica em Pediatria passaram por uma grande reestruturação nos últimos dez anos. Com isso, é esperado que o pediatra possua competências e habilidades para atuar nos mais diversos níveis de atenção à saúde da criança. É evidente, ainda, a deficiência de conhecimentos específicos em trauma, por parte dos profissionais pediatras e residentes que atuam em emergências. Nessa perspectiva, a mortalidade por causas externas lidera a estatística de óbitos entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no país. O grande impacto de morbidade dos diversos tipos de trauma atinge a faixa etária pediátrica e reverbera em toda a sociedade. Diante desse desafio, propõe-se a utilização de uma tecnologia educacional como ferramenta de educação médica em trauma pediátrico – o uso do recurso educacional podcast como objeto de aprendizagem de temas em trauma pediátrico. Os objetivos do estudo são: desenvolver e realizar validação de uma série de podcasts de ensino de trauma pediátrico voltado para médicos pediatras e residentes de Pediatria; identificar o perfil e temas de interesse do público-alvo; investigar a percepção de residentes em Pediatria e médicos pediatras sobre o uso do podcast como tecnologia de ensino; desenvolver fluxogramas como recurso visual complementar aos podcasts; divulgar o produto em plataforma amplamente acessível. Trata-se de estudo transversal, exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido em quatro etapas: conhecimento do público-alvo, revisão da literatura, construção do podcast e validação do produto por juízes, utilizando Índice de Validade de Conteúdo (item e escala). Na pesquisa de público-alvo (n=132, sendo 101 pediatras e 31 residentes de Pediatria), a maioria dos participantes (94,7%) afirmou atuar em emergências pediátricas e 69,3% dos pediatras participantes do inquérito consideraram regular ou ruim a formação para atendimento de trauma pediátrico obtida na residência médica. A série de seis episódios TraumaPedCast foi produzida, submetida à revisão por juízes e aprovada como recurso educacional. Assim, a experiência desta pesquisa demonstra a possibilidade de desenvolvimento de recurso educacional adaptado aos interesses e especificidades do público-alvo para o qual foi criado. O produto elaborado e avaliado pode, então, ser ofertado à comunidade de pediatras e residentes, como estratégia de educação em trauma pediátrico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjecttraumapt_BR
dc.subjectpediatriapt_BR
dc.subjectwebcastpt_BR
dc.titleTraumaPedCast: desenvolvimento e validação de série de podcasts como ferramenta de educação médica em trauma pediátricopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesTraumaPedCast: development and validation of a podcast series as a pediatric trauma medical education toolpt_BR
dc.description.resumo_abstractUndergraduate medical education and the curricular matrix of medical residency in Pediatrics have undergone major restructuring in the last ten years. Therefore, it is expected that the pediatrician has skills and abilities to work at the most diverse levels of child health care. It is also evident that there is a lack of specific knowledge in trauma on the part of pediatric professionals and residents who work in emergencies. From this perspective, mortality from external causes leads the statistics of deaths among children and adolescents aged 1 to 18 in the country. The great morbidity impact of different types of trauma affects the pediatric age group and reverberates throughout society. Faced with this challenge, we propose the use of educational technology as a medical education tool in pediatric trauma – the use of the podcast educational resource as an object for learning topics in pediatric trauma. The objectives of the study are: to develop and validate a series of pediatric trauma teaching podcasts aimed at pediatricians and pediatric residents; identify the profile and topics of interest of the target audience; investigate the perception of pediatric residents and pediatricians regarding the use of podcasts as a teaching technology; develop flowcharts as a complementary visual resource for podcasts; promote the product on a widely accessible platform. This is a cross-sectional, exploratory and descriptive study, with a quantitative approach, developed in four stages: knowledge of the target audience, literature review, construction of the podcast and validation of the product by judges, using the Content Validity Index (item and scale). In the target audience survey (n=132, 101 pediatricians and 31 pediatric residents), the majority of participants (94.7%) stated that they work in pediatric emergencies and 69.3% of pediatricians participating in the survey considered it fair or poor training in pediatric trauma care obtained during medical residency. The six-episode TraumaPedCast series was produced, submitted for review by judges, and approved as an educational resource. Thus, the experience of this research demonstrates the possibility of developing an educational resource adapted to the interests and specificities of the target audience for which it was created. The developed and evaluated product can then be offered to the community of pediatricians and residents, as an education strategy in pediatric trauma.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

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