Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1702
Título : TraumaPedCast: desenvolvimento e validação de série de podcasts como ferramenta de educação médica em trauma pediátrico
Autor : QUEIROZ, Adriana Rodrigues Façanha Barreto
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, Cláudia Maria Costa de
Fecha de publicación : 2024
Citación : QUEIROZ, Adriana Rodrigues Façanha Barreto. TraumaPedCast: desenvolvimento e validação de série de podcasts como ferramenta de educação médica em trauma pediátrico. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.
Resumen : O ensino médico na graduação e a matriz curricular da residência médica em Pediatria passaram por uma grande reestruturação nos últimos dez anos. Com isso, é esperado que o pediatra possua competências e habilidades para atuar nos mais diversos níveis de atenção à saúde da criança. É evidente, ainda, a deficiência de conhecimentos específicos em trauma, por parte dos profissionais pediatras e residentes que atuam em emergências. Nessa perspectiva, a mortalidade por causas externas lidera a estatística de óbitos entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no país. O grande impacto de morbidade dos diversos tipos de trauma atinge a faixa etária pediátrica e reverbera em toda a sociedade. Diante desse desafio, propõe-se a utilização de uma tecnologia educacional como ferramenta de educação médica em trauma pediátrico – o uso do recurso educacional podcast como objeto de aprendizagem de temas em trauma pediátrico. Os objetivos do estudo são: desenvolver e realizar validação de uma série de podcasts de ensino de trauma pediátrico voltado para médicos pediatras e residentes de Pediatria; identificar o perfil e temas de interesse do público-alvo; investigar a percepção de residentes em Pediatria e médicos pediatras sobre o uso do podcast como tecnologia de ensino; desenvolver fluxogramas como recurso visual complementar aos podcasts; divulgar o produto em plataforma amplamente acessível. Trata-se de estudo transversal, exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido em quatro etapas: conhecimento do público-alvo, revisão da literatura, construção do podcast e validação do produto por juízes, utilizando Índice de Validade de Conteúdo (item e escala). Na pesquisa de público-alvo (n=132, sendo 101 pediatras e 31 residentes de Pediatria), a maioria dos participantes (94,7%) afirmou atuar em emergências pediátricas e 69,3% dos pediatras participantes do inquérito consideraram regular ou ruim a formação para atendimento de trauma pediátrico obtida na residência médica. A série de seis episódios TraumaPedCast foi produzida, submetida à revisão por juízes e aprovada como recurso educacional. Assim, a experiência desta pesquisa demonstra a possibilidade de desenvolvimento de recurso educacional adaptado aos interesses e especificidades do público-alvo para o qual foi criado. O produto elaborado e avaliado pode, então, ser ofertado à comunidade de pediatras e residentes, como estratégia de educação em trauma pediátrico.
Palabras clave : educação
trauma
pediatria
webcast
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1702
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ADRIANA RODRIGUES FAÇANHA BARRETO QUEIROZ.pdf3.93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.