Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1709
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Anamaria Cavalcante e-
dc.contributor.authorTELLES, Julio Cesar Couto Bem Siqueira-
dc.date.accessioned2024-06-21T18:25:20Z-
dc.date.available2024-06-21T18:25:20Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationTELLES, Julio Cesar Couto Bem Siqueira . O desenvolvimento de uma plataforma móvel para ensino de prescrição medicamentosa na atenção primária em fortaleza/ce. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1709-
dc.description.abstractUma boa prescrição médica é essencial para o cuidado e o bem-estar do paciente. Muitos alunos, e até mesmos médicos, entram nos serviços de saúde com dificuldades; tanto em conhecer os medicamentos disponibilizados gratuitamente pelo município, como em sua correta apresentação, modo de prescrever além de insegurança na utilização em gestantes e lactantes. O uso da tecnologia tem demonstrado inúmeras possibilidades e benefícios para o ensino médico, favorecendo o atual perfil dos alunos, imersos num contexto digital e inseridos numa sociedade digitalizada. Sendo a atenção primária a principal porta de entrada do SUS e a principal fonte de medicamentos e vacinas, se faz necessário o conhecimento dos medicamentos que podem ser recebidos gratuitamente, garantindo assim adesão e segurança do tratamento prescrito. O objetivo do presente estudo consiste em desenvolver uma plataforma móvel, avaliando sua usabilidade, o grau de satisfação dos usuários com a ferramenta de ensino e sua percepção do ganho de aprendizagem. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, experimental, descritivo, realizado no Centro Universitário Christus, em que a usabilidade da plataforma foi avaliada por meio da Escala de Usabilidade de Sistema (SUS). O grau de satisfação e a percepção dos usuários quanto ao ganho de aprendizagem nas diferentes metodologias ativas presentes na instituição foram avaliadas através de questionários elaborados pelos autores. A plataforma foi desenvolvida pelo autor, através do portal Glide, sem necessidade de recurso financeiro ou ajuda de terceiros. O ganho cognitivo dos alunos foi estimado através de pré-teste e pós-teste no formato de múltiplas escolhas. Participaram 144 alunos e 41 médicos durante a aplicação dos questionários de conhecimentos pré-teste, do SUS e sobre a aprendizagem e a satisfação. Quanto às questões de múltipla escolha, 61 pessoas participaram do pré-teste e do pós-teste. A aplicação dos questionários foi realizada com alunos do quinto ao décimo segundo semestre de medicina e médicos da rede de atenção, nos períodos de outubro a novembro de 2021. A plataforma apresentou escore SUS de 94,12% (valor aceitável igual a 70). Houve boa satisfação em 96,7% das respostas, com melhora no desempenho das questões de múltiplas escolhas, evoluindo de 60,62% para 77.98% (com 61 respostas) A plataforma móvel apresentou uma excelente usabilidade conforme a escala SUS, assim como sugeriu impacto positivopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjecteducação médicapt_BR
dc.subjectprescriçãopt_BR
dc.subjectunidade básica de saúdept_BR
dc.subjectaplicativos móveispt_BR
dc.titleO DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA MÓVEL PARA ENSINO DE PRESCRIÇÃO MEDICAMENTOSA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM FORTALEZA/CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesTHE DEVELOPMENT OF A MOBILE PLATFORM FOR TEACHING MEDICATION PRESCRIPTION IN PRIMARY CARE IN FORTALEZA/CEpt_BR
dc.description.resumo_abstractA good medical prescription is essential for patient care and well-being. Many students, and even doctors, enter health services with difficulties; both in knowing the medicines made available free of charge by the municipality, and in their correct presentation, way of prescribing, as well as insecurity in their use in pregnant and lactating women. The use of technology has demonstrated countless possibilities and benefits for medical education, favoring the current profile of students, immersed in a digital context and inserted in a digitalized society. As primary care is the main gateway to SUS and the main source of medicines and vaccines, knowledge of the medicines that can be withdrawn free of charge is necessary, thus ensuring adherence and safety of the prescribed treatment. The aim of this study is to develop a mobile platform, evaluating its usability, the degree of user satisfaction with the teaching tool and their perception of learning gains. This is a qualitative-quantitative, experimental, descriptive study, carried out at Centro Universitário Christus, in which the usability of the platform was assessed using the System Usability Scale (SUS). The degree of satisfaction and the users' perception regarding the learning gain in the different active methodologies present in the institution were evaluated through questionnaires elaborated by the authors. The students' cognitive gain was estimated through pre-test and post-test in the multiplechoice format. 144 students and 41 physicians participated during the application of pre-test knowledge questionnaires, from the SUS and on learning and satisfaction. As for the multiple choice questions, 61 people participated in the pre-test and post-test. The application of the questionnaires was carried out with students from the fifth to the twelfth semester of medicine and with physicians, from October to November 2021. The platform had a SUS score of 94.12% (acceptable value equal to 70). There was good satisfaction in 96.7% of the answers, with an improvement in the performance of the multiple-choice questions, evolving from 60.62% to 77.98% (with 61 answers) The mobile platform showed excellent usability according to the SUS scale, as suggested positive impact on learning gain, showing good satisfaction with the use of the technological product.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIO CESAR COUTO BEM SIQUEIRA TELLES.pdf3.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.