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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1733
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | LEITE, Kelma Pinheiro | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Hygor da Silva Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T16:28:33Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16T16:28:33Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Hygor da Silva Lima. Centro Administrativo para o Poder Executivo para o Município de Cascavel-CE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1733 | - |
dc.description.abstract | Os órgãos administrativos do poder público do município de Cascavel-Ce estão pulverizados na malha urbana, que por vezes, trata-se de edificações alugadas e que são adaptadas à função, não sendo adequadas para o funcionamento de determinado departamento ou órgão. Partindo dessa premissa, buscou-se a elaboração de um anteprojeto de um Centro Administrativo para o poder executivo do Município de Cascavel no estado do Ceará, que garanta espaços com melhor qualidade, funcionalidade, fluxo e acomodação dos servidores e ao público, além de evitar despesa com a locação de diversos imóveis dispersos pela malha urbana e constante deslocamento entre eles. Além da concentração da administração pública na edificação, a proposta busca a implantação de uma edificação com caráter simbólico para o município, permitindo, promover a transparência e comunicação com a população, aproximando as unidades de atendimento ao cidadão e concentrando-as em um mesmo local. Agregando valor de símbolo ao edifício que além de sede da administração pública para o poder executivo, tende a representar a democracia e representatividade do processo de escolha, bem como, do poder público em favor da população. E para isso foi realizado uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a evolução da administração pública no Brasil, a fim de compreender como se deu a evolução do gerenciamento dos setores públicos. Com o intuito de possibilitar uma maior permanência e não obsolescência da edificação, estudou-se o conceito de flexibilidade arquitetônica, cujo independente de sua função, mesmo desprendida da proposta original, o edifício permaneça tendo um função e uso. Outro ponto elencado é sobre semiótica aplicada a arquitetura, sendo aplicado para que as pessoas possam se identificar com a edificação, reforçando as ideias de pertencimento, proximidade com o setor público e democracia, esse conceito é rebatido tanto na escolha dos materiais, quanto nos espaços livres. Adotaram-se também alguns princípios da sustentabilidade, visando à economia e eficiência energética da edificação, bem como a redução com vastos com manutenção, objetivando uma maior permanência e viabilidade do uso. O referencial projetual foi embasado para escolha cinco princípios: programa de necessidades, tipologia, sistema construtivo, flexibilidade e sustentabilidade, que foram analisados e rebatidos no projeto, conforme a necessidade do local, ressaltando que foram adotados projetos das dimensões nacionais, locais e internacionais. O diagnóstico foi elaborado com a finalidade de permitir a compreensão do local de implantação da edificação, estudo suas características físicas, morfologias e tipológicas, a fim de projetar uma edificação com conformidade das caraterísticas locais, além disso, foi realizado o levantamento da legislação municipal,6 estadual, federal e dos normativos, ressalta-se que a legislação do município é datada do ano de 2000, não sendo atualizada desde então. Destaco ainda que o município não apresenta uma base de dados cartográfica digital, no qual foi necessária elaboração de maneira autoral de grande dos mapas presente no corpo do trabalho, embasado nos dados existentes, nos mapas e fotografias planialtimétricas. O corpo do trabalho também apresenta às concepções iniciais do projeto, o programa de necessidades; que foi elaborado de acordo com o atual quadro, com dados obtidos no portal da transparência, estudo de massas, fluxos e acesso, e por fim, estudo de massas, sempre atendendo com a insolação e ventilação. Por fim, é apresentado o projeto e suas plantas técnicas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cascavel | pt_BR |
dc.subject | Flexibilidade arquitetônica | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Poder Público | pt_BR |
dc.subject | Centro Administrativo | pt_BR |
dc.title | Centro Administrativo para o Poder Executivo para o Município de Cascavel-CE. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.title.ingles | Administrative Center for the Executive Branch for the Municipality of Cascavel-CE. | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | The administrative bodies of the public authorities in the municipality of Cascavel-Ce are spread throughout the urban network, which are sometimes rented buildings that are adapted to the function, not being suitable for the operation of a particular department or body. Based on these goals, seek to prepare a preliminary project for an Administrative Center for the executive branch of the Municipality of Cascavel in the state of Ceará, which guarantees spaces with better quality, functionality, flow and accommodation for employees and the public, in addition to avoiding expenses with the acquisition of several properties scattered throughout the urban network and constant movement between them. In addition to the concentration of public administration in the building, the proposal seeks to implement a building with a symbolic character for the municipality, allowing for the promotion of transparency and communication with the population, bringing the service units closer to the citizen and concentrating them in the same local . Adding symbolic value to the building that, in addition to being the headquarters of the public administration for the executive power, tends to represent democracy and the representativeness of the choice process, as well as the public power in favor of the population. To this end, bibliographical and documentary research was carried out on the evolution of public administration in Brazil, in order to understand how the management of public sectors evolved. In order to enable greater permanence and non-obsolescence of the building, we studied the concept of architectural flexibility, whose independent function, even detached from the original proposal, the building continues to have a function and use. Another high point is about semiotics applied to architecture, being applied so that people can identify with the building, reinforcing the ideas of belonging, proximity to the public sector and democracy, this concept is reflected both in the choice of materials and in the spaces free. Some sustainability principles were also adopted, aimed at saving and energy efficiency of the building, as well as reducing maintenance costs, aiming for greater continuity and predicted use. The reference project was based on choosing five principles: needs program, typology, construction system, flexibility and sustainability, which were analyzed and reflected in the project, according to the needs of the location, highlighting that projects of national, local and international dimensions were adopted. The diagnosis was prepared with the aim of allowing the understanding of the building's location, study of its physical, morphological and typological characteristics, in order to design a building in compliance with local characteristics, in addition, a survey of municipal legislation was carried out. , state, federal and regulations, it should be noted that the municipality's legislation dates back to 2000 and has not been updated since then. I also highlight that the municipality does not have a digital cartographic database, which required the authorial creation of most of the maps presented in the body of the work, based on existing data, maps and planialtimetric photographs. The body of work also presents the initial conceptions of the project, the program of needs; which was carried out in accordance with the current framework, with data obtained from the transparency portal, study of masses, flows and access, and finally, study of masses, always taking into account insolation and ventilation. Finally, the project and its technical plans are presented. | pt_BR |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso |
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