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dc.contributor.advisorRolim, Juliana Paiva Marques Lima-
dc.contributor.authorXIMENES, Talyne Albuquerque-
dc.date.accessioned2024-10-18T13:46:11Z-
dc.date.available2024-10-18T13:46:11Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationXIMENES, Talyne Albuquerque. Validação do aplicativo de guia clínico para procedimentos restauradores. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1748-
dc.description.abstractA tecnologia e a internet têm auxiliado todas as áreas do conhecimento e são também uma ferramenta de aprendizado para a geração que está sempre conectada. O aparelho de smartphone é uma ótima alternativa para os estudantes e, também para os profissionais que necessitam da informação sempre à mão. Assim, este estudo objetivou validar o aplicativo “Guia Clínico para Procedimentos Restauradores” , em diferentes grupos de amostra, graduandos e profissionais, para identificar e avaliar para qual(is) grupo(s) alvo (s) o aplicativo está mais direcionado. Para isso, o aplicativo foi avaliado quanto à usabilidade e utilidade, utilizando quastionários validados System Utility Score (SUS) e Technology Acceptance Model (TAM) em alunos do terceiro, quinto e décimo semestre de odontologia, além de alunos de especialização em dentística e cirurgiões-dentistas da atenção primária à saúde do município de Fortaleza. Todos os participantes utilizaram o aplicativo e, posteriormente, o avaliaram através dos questionários validados SUS e TAM. Após preenchimento dos questionários por todos os participantes, os resultados foram analisados estatisticamente. Os valores obtidos pelo questionário foram descritos em forma de média e desvio padrão, comparados entre si por meio do teste de Wilcoxon e correlacionados através da Correlação de Spearman. As escalas foram correlacionadas com a classe profissional e ao grau/tempo de estudo em odontologia por meio da correlação de Spearman e com as demais características por meio do teste de Mann-Whitney. Pela aplicação do questionário SUS, o aplicativo obteve escore geral de 87.74 que representa classificação de A+ na escala de Sauro e Lewis e segundo Bangor nota B “excelente“. Segundo a análise de percepção de utilidade, obteve um valor de 91.22.. Ao comparar os grupos, houve uma diferença significativa entre graduandos e profissionais tanto para o SUS (p=0,037) quanto para o TAM (p=0,031). Conclui-se que o Aplicativo “Guia Clínico para Procedimentos Restauradores” contribui para oferecer suporte de informações clínicas à comunidade odontológica, sendo mais direcionado aos estudantes de graduação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAplicativos Móveispt_BR
dc.subjectDentística Operatóriapt_BR
dc.subjectGuia de Prática Clínicapt_BR
dc.titleValidação do aplicativo de guia clínico para procedimentos restauradorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesGuide clinic for restorative procedurespt_BR
dc.description.resumo_abstractTechnology and the internet have helped all areas of knowledge and are also a learning tool for the generation that is always connected. The smartphone device is a great alternative for students and also for professionals who need information always at hand. Thus, this study aimed to validate the “Clinical Guide for Restorative Procedures” application, in different sample groups, undergraduates and professionals to identify and evaluate which target group(s) the application is aimed at. For this, the “Guide Clinic for Restorative Procedures” was evaluated regarding usability, System Utility Score (SUS) and the perception of usefulness, Technology Acceptance Model (TAM) by students in the third, fifth and tenth semester of dentistry. In addition to specialization students in dentistry and dental surgeons from primary health care in the city of Fortaleza. All participants used the application and subsequently evaluated it using the SUS and TAM questionnaires. After completing the questionnaires by all participants, the results were statistically analyzed. The values obtained by the questionnaire were described as mean and standard deviation, compared with each other using the Wilcoxon test and correlated using Spearman's Correlation. The scales were correlated with professional class and degree/time of study in dentistry using Spearman's correlation and with other characteristics using the Mann-Whitney test. By applying the SUS questionnaire, the application obtained an overall score of 87.74, which represents an A+ rating on the Sauro and Lewis scale and, according to Bangor, a B “excellent”. According to the usefulness perception analysis, it obtained a value of 91.22. . When comparing the groups, there was a significant difference between undergraduates and professionals for both SUS (p=0.037) and TAM (p=0.031). It is concluded that the “Clinical Guide for Restorative Procedures” Application contributes to offering clinical information support to the dental community, being more aimed at undergraduate students.pt_BR
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