Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1748
Título: Validação do aplicativo de guia clínico para procedimentos restauradores
Autor(es): XIMENES, Talyne Albuquerque
Orientador: Rolim, Juliana Paiva Marques Lima
Data do documento: 2023
Citação: XIMENES, Talyne Albuquerque. Validação do aplicativo de guia clínico para procedimentos restauradores. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Resumo: A tecnologia e a internet têm auxiliado todas as áreas do conhecimento e são também uma ferramenta de aprendizado para a geração que está sempre conectada. O aparelho de smartphone é uma ótima alternativa para os estudantes e, também para os profissionais que necessitam da informação sempre à mão. Assim, este estudo objetivou validar o aplicativo “Guia Clínico para Procedimentos Restauradores” , em diferentes grupos de amostra, graduandos e profissionais, para identificar e avaliar para qual(is) grupo(s) alvo (s) o aplicativo está mais direcionado. Para isso, o aplicativo foi avaliado quanto à usabilidade e utilidade, utilizando quastionários validados System Utility Score (SUS) e Technology Acceptance Model (TAM) em alunos do terceiro, quinto e décimo semestre de odontologia, além de alunos de especialização em dentística e cirurgiões-dentistas da atenção primária à saúde do município de Fortaleza. Todos os participantes utilizaram o aplicativo e, posteriormente, o avaliaram através dos questionários validados SUS e TAM. Após preenchimento dos questionários por todos os participantes, os resultados foram analisados estatisticamente. Os valores obtidos pelo questionário foram descritos em forma de média e desvio padrão, comparados entre si por meio do teste de Wilcoxon e correlacionados através da Correlação de Spearman. As escalas foram correlacionadas com a classe profissional e ao grau/tempo de estudo em odontologia por meio da correlação de Spearman e com as demais características por meio do teste de Mann-Whitney. Pela aplicação do questionário SUS, o aplicativo obteve escore geral de 87.74 que representa classificação de A+ na escala de Sauro e Lewis e segundo Bangor nota B “excelente“. Segundo a análise de percepção de utilidade, obteve um valor de 91.22.. Ao comparar os grupos, houve uma diferença significativa entre graduandos e profissionais tanto para o SUS (p=0,037) quanto para o TAM (p=0,031). Conclui-se que o Aplicativo “Guia Clínico para Procedimentos Restauradores” contribui para oferecer suporte de informações clínicas à comunidade odontológica, sendo mais direcionado aos estudantes de graduação.
Palavras-chave: Aplicativos Móveis
Dentística Operatória
Guia de Prática Clínica
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1748
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TALYNE ALBUQUERQUE XIMENES.pdf8.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.