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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1750
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | SOUZA, Elnivan Moreira de | - |
dc.contributor.author | FLORINDO, Nicoly Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-22T13:30:15Z | - |
dc.date.available | 2024-10-22T13:30:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
dc.identifier.citation | FLORINDO, N. R. Implementação e funcionamento do CRM em uma instituição de ensino. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Christus, Fortaleza. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1750 | - |
dc.description.abstract | Este estudo visa entender as etapas e a evolução da implementação de um sistema de relacionamento com o cliente (CRM) em uma instituição de ensino que abrange a educação infantil até o ensino médio. Utilizando a ferramenta Canvas para analisar o modelo de negócio, os componentes investigados incluíram Segmento de Clientes, Proposta de Valor, Canais e Relacionamento com Clientes. A pesquisa envolveu entrevistas abertas com colaboradores, observação participante e análise de documentos disponíveis no site da instituição e na ferramenta de CRM implementada. O acompanhamento das fases permitiu observar o progresso até a interação eficaz com a ferramenta e a atração de novos alunos. A relevância desta pesquisa está em compreender a implementação e gestão do CRM em uma instituição de ensino, usando a ferramenta RD Station. O estudo apresentou um caso prático de um colégio que passou pela adoção de uma nova ferramenta de gerenciamento, detalhando as mudanças significativas e o sucesso obtido através do uso da ferramenta, canais de marketing e atendimento ao cliente. A trajetória do funil de vendas até a matrícula foi analisada, revelando um gargalo na fase inicial da captação de leads, onde "leads indesejados" sobrecarregam o sistema e dificultam a análise de clientes potenciais. A pesquisa enfrentou limitações devido ao número reduzido de entrevistados e à limitação a uma única escola particular, devido ao tamanho da equipe comercial e à falta de acesso a outras instituições. Sugere-se que futuras pesquisas incluam outras instituições educacionais que utilizam o RD Station em seu dia a dia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | gestão de relacionamento com o cliente | pt_BR |
dc.subject | canais de marketing | pt_BR |
dc.subject | instituição de ensino | pt_BR |
dc.title | Implementação e funcionamento do CRM em uma instituição de ensino | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.title.ingles | Implementation and operation of the CRM in an educational institution | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | This study aims to understand the stages and evolution of implementing a Customer Relationship Management (CRM) system in an educational institution that spans from early childhood education to high school. Using the Canvas tool to analyze the business model, the components investigated included Customer Segments, Value Proposition, Channels, and Customer Relationships. The research involved open interviews with staff, participant observation, and analysis of documents available on the institution's website and the implemented CRM tool. Tracking the phases allowed for observing progress towards effective interaction with the tool and attracting new students. The significance of this research lies in understanding the implementation and management of CRM in an educational institution using the RD Station tool. The study presented a practical case of a school that adopted a new management tool, detailing the significant changes and the success achieved through the use of the tool, marketing channels, and customer service. The sales funnel trajectory up to enrollment was analyzed, revealing a bottleneck in the initial lead capture phase, where "undesired leads" overload the system and hinder the analysis of potential customers. The research faced limitations due to the small number of interviewees and being confined to a single private school, due to the size of the commercial team and lack of access to other institutions. Future research is suggested to include other educational institutions that use RD Station in their daily operations. | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração (EaD) - Trabalhos de Conclusão de Curso |
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