Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1762
Título: Novo protocolo de diagnóstico para eflúvio telógeno
Autor(es): BRASIL, RABELO, Kamylla Paulla Saldanha Débora Rabelo Magalhães
BASSO, ARAÚJO, Raphael Cavalcante de Suelen
RIOS, COSTA, Antonio Jadson Alves da Márcia Silva
JÚNIOR, José Edvar di Castro
Orientador: CAPRAR, Andrea
Data do documento: 2020
Citação: BRASIL, Débora Rabelo Magalhães e cols. Novo protocolo de diagnóstico para eflúvio telógeno. 2020. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, e3419117500, 2020 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.7500 - Trabalho Apresentado para Conclusão de Curso, Graduação em Medicina - Centro Universitário Christus - Unichristus, 2020.
Resumo: Objetivo: Construir e validar um instrumento de avaliação da qualidade de vida e auxílio diagnóstico para eflúvio telógeno. Metodologia: Foram selecionados sete experts da área de dermatologia e/ou tricologia que preencheram os critérios adaptados de Fehring (1994). Foi utilizada a escala de Likert (1932) para avaliar os itens do protocolo quanto à clareza, concisão, linguagem compreensível e aplicabilidade. Para a validação do instrumento, foi analisado o quanto os conceitos estão representados de maneira adequada e a possibilidade ou não de eles conseguirem capturar o domínio do conteúdo desejado. Foi considerado como critério de pertinência do item, pelo menos, 80% de concordância entre os juízes. Resultado: A média de tempo de atuação profissional dos juízes foi de 10,42 anos. Os nomes dos juízes ou qualquer característica que os identifique foram poupados dos resultados do estudo. Em geral, os itens avaliados obtiveram nota 3 e 4 em mais de 80% dos casos, o que foi considerado adequado de acordo com a análise de pertinência do item. Foram realizadas pequenas modificações para melhor letramento de acordo com sugestões dos juízes. Conclusão: No estudo foi verificada a clareza, a concisão do texto, a compreensão da linguagem e a aplicabilidade do instrumento, obtendo níveis de concordância satisfatórios. Foram acatadas grande parte das sugestões dos juízes. Diante disso, o protocolo poderá ser utilizado para identificar os indivíduos que possuem doenças capilares agravadas pelo estresse, como o eflúvio telógeno, assim como o impacto biopsicossocial da dermatose na qualidade de vida dos seus portadores.
Palavras-chave: Alopecia
Calvice
Queda de cabelo
Qualidade de vida
Perfil de impacto da doença
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1762
Aparece nas coleções:Medicina - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORA RABELO MAGALHÃES BRASIL.pdf331.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.