Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1768
Title: Desafios para o aprendizado de neurorradiologia na graduação médica: análise do ponto de vista discente
Authors: GREGORIO, COSTA NETO, Luiz Henrique Carina de Oliveira
FEITOSA, LIMAS, Letícia Nobre Esther de Alencar Araripe Falcão
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, JUCA, Carlos Eduardo Barros Paulo Goberlânio de Barros
Issue Date: 2021
Citation: Gregório, C. de O., Feitosa, E. de A. A. F., Costa Neto, L. H., Limas, L. N., Silva, P. G. de B., & Jucá, C. E. B.. (2021). Challenges for learning neuroradiology in undergraduate medical school: analysis from the students’ point of view. Revista Brasileira De Educação Médica, 45(1), e019. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200098.ING Trabalho apresentado como TCC - Curso de Graduação de Medicina - Centro Universitário Christus - Unichristus, 2021.
Abstract: Objetivo: Avaliar a percepção dos estudantes de medicina sobre as dificuldades do aprendizado em neurorradiologia. Método: Estudo quantitativo, realizado com estudantes de medicina matriculados no segundo e no sétimo semestres de uma universidade de Fortaleza. Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado com 12 questões de respostas sim ou não. As questões versaram sobre as possíveis dificuldades encontradas para aquisição do conhecimento neurorradiológico, dentre elas: à carência de material didático direcionado, à falta de integração com a neurologia, à necessidade de conhecimentos básicos radiológicos e anatômicos, ao volume de assunto, e às limitações das metodologias ativas e tradicionais. Resultados: Foram analisados 181 questionários. Grande parte discente refere como dificuldade a necessidade de ter conhecimentos básicos prévios de radiologia (80,1%); de neuroanatomia (77,5%); e de correlacionar radiologia e neuroanatomia (70,9%). Quando comparados os grupos do 2o semestre e do 7o semestre, houve uma tendência maior a apontar a ausência de conhecimento prático de neurologia pelos alunos do 2o semestre como um fator de maior dificuldade para o aprendizado de neurorradiologia (82,6% versus 67,4%, com p p<0,0018). Quando perguntadossobre a utilidade da criação de um e-Book direcionado para a graduação para o aprendizado de neurorradiologia, 85,6% dos alunos responderamafirmativamente; no caso de um aplicativo, 92,3% concordaram. Quanto à correlação entre a neurorradiologia e a prática médica, 98,3% responderamque é um conhecimento útil e necessário.Conclusão: Na opinião dos estudantes, os conhecimentos prévios de neuroanatomia e de neurologia clínica são importantes para o aprendizadode neurorradiologia. A elaboração de um material como e-book ou aplicativo com foco em integrar o ensino dessas disciplinas é considerada umaboa alternativa para facilitar a compreensão da neurorradiologia.
Keywords: Educação Médica
Radiologia
Neurologia
Neurociências
Ensino
Material Didático
Estudantes de Medicina
Neurofobia
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1768
Appears in Collections:Medicina - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARINA DE OLIVEIRA GREGORIO.pdfGREGORIO, Carina de Oliveira433.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.