Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1769
Título: Perfil epidemiológico dos profissionais das unidades de pronto atendimento (UPA)
Autor(es): SILVA, Caio Antônio Borges Girão
TIMBÓ, Victoria Bianca Viana Holanda
LIMA, Carlos José Mota
DIAS, Manuela Porto
Orientador: VIANA, Romulo Rodrigues de Paiva
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Caio Antônio Borges Girão et al., Perfil epidemiológico dos profissionais das unidades de pronto atendimento (UPA). 2021. monografia (Graduação em Medicina) – Centro Universitário Chritus .
Resumo: Introdução: A saúde do trabalhador consiste na correlação entre trabalho, saúde, doença e suas repercussões. Objetivo: Avaliar o perfil epidemiológico de profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), correlacionando os fatores de risco e a prevalência de comorbidades nesse grupo. Método: Trata-se de um estudo transversal, realizado com 1625 indivíduos que trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no estado do Ceará. A coleta de dados aconteceu nas dependências do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT da referida instituição de saúde. Resultados: Os 1625 indivíduos foram divididos em 28,1% médicos, 53,6% profissionais da saúde não médicos e 18,3% profissionais que não eram da saúde. Dentre os médicos 47,9% estavam em normopeso, 99,1% são não tabagistas, 60,5% praticam atividade física e 87,4% classificaram-se em normotensos. Dos profissionais da saúde não médicos 34,1% estavam em sobrepeso, 99,4% não são tabagistas, 55,5% não praticam atividades físicas e 71,1% classificaram-se em normotensos. Já o grupo dos profissionais que não são da saúde 31,6% apresentavam-se com sobrepeso, 99,3% não eram tabagistas, 60,5% negaram práticas de atividade física e 69,0% classificaram-se em normotensos. Conclusão: Os resultados do estudo mostram que a hipertensão é uma doença prevalente nos trabalhadores da área da saúde, principalmente no sexo masculino e nos obesos, ressaltando a importância de políticas de saúde que incentivem mudança do estilo de vida.
Palavras-chave: Hipertensão
fatores de risco
serviços médicos de emergencia
saúde do trabalhador
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1769
Aparece nas coleções:Medicina - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
admin,+BJD+387+ABRIL.pdfTCC_caio1.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.