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dc.contributor.authorSÁ, Amanda Kubrusly de Miranda-
dc.contributor.authorKUBRUSLY, Marcos-
dc.contributor.authorROCHA, Hermano Alexandre Lima-
dc.contributor.authorMAIA, Allan Carlos Costa-
dc.contributor.authorSALES, Mariana Mendonça-
dc.date.accessioned2024-12-04T15:34:06Z-
dc.date.available2024-12-04T15:34:06Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSÁ, Amanda Kubrusly de Miranda et al., Resiliência na Formação de Estudantes de Medicina em uma Universidade com Sistema Híbrido de Ensino-Aprendizagem. 2021. monografia (Graduação em Medicina) – Centro Universitário Chritus .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1776-
dc.description.abstractContexto: A exposição dos alunos a eventos estressantes e a associação desses eventos com a saúde mental dos alunos é uma questão importante na Educação Médica. Para lidar com esse treinamento árduo e resolver problemas emergentes, alguns alunos desenvolvem métodos para ajudá-los e, entre eles, a resiliência. Um sistema de aprendizagem híbrido, mesclando aprendizagem ativa e tradicional, pode ser uma fonte suplementar de geração de estresse, pois exige a aquisição de conhecimento pelos alunos, para avaliações somativas do ensino tradicional, bem como para a busca autônoma de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias na problematização. Objetivo: Determinar o grau de resiliência ao longo do curso de medicina sob o sistema híbrido de ensino-aprendizagem, identificando mecanismos subjacentes. Métodos: Este foi um estudo transversal desenvolvido de agosto de 2017 a agosto de 2018, no Christus Centro Universitário, Brasil, uma escola médica que usa currículos de aprendizagem baseada em problemas associados à metodologia de ensino tradicional. A Escala de Resiliência de Wagnild e Young foi aplicada a alunos de medicina de todos os semestres. Variáveis ​​socioeconômicas, emocionais e de desempenho autorrelatadas também foram coletadas. A associação entre as variáveis ​​foi avaliada com modelos de regressão logística minimamente ajustados. Resultados: 173 estudantes de medicina participaram deste estudo, com idade média de 22,4 anos, dos quais 65,3% eram mulheres. 88,1% dos estudantes de medicina apresentaram resiliência alta ou muito alta. Receber apoio da família e amigos foi associado a melhor resiliência (valores de p menores que 0,001), pois os estudantes que estavam “muito satisfeitos” ou “satisfeitos” com o apoio familiar tiveram maior tendência a desenvolver melhores graus de resiliência, com resultados de “tendências de resiliência muito altas” (82,50%) e “tendências de alta resiliência” (71,10%) superando a prevalência identificada em estudantes insatisfeitos. Além disso, ter uma crença religiosa também foi associado a maiores graus de resiliência (valor de p = 0,02). Conclusões: Fatores identificados neste estudo, principalmente a importância da rede de apoio da família e amigos podem ser estimulados para melhorar a resiliência dos alunos. Não houve associação direta entre a autoavaliação do desempenho acadêmico e a resiliência dos alunos e a resiliência dos alunos tende a permanecer constante ao longo do curso.pt_BR
dc.subjectResiliência Psicológicapt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEstudantes de Medicinapt_BR
dc.subjectBrasil;pt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.titleResiliência na Formação de Estudantes de Medicina em uma Universidade com Sistema Híbrido de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.title.inglesResilience in the Training of Medical Students in a University With a Hybrid Teaching-Learning Systempt_BR
dc.description.resumo_abstractBackground: The exposure of students to stressful events and the association of these events with students’ mental health is an important matter in Medical Education. To address this arduous training and solve emerging problems, some students develop methods to help them and, among these, resilience. A hybrid learning system, merging active and traditional learning, can be a supplementary source of stress generation , since it demands the acquisition of knowledge by the students, for summative assessments of traditional teaching as well as for the autonomous search for knowledge, skills, and attitudes required in the problematization. Purpose: To determine the degree of resilience throughout the medical course under the hybrid teaching-learning system, identifying underlying mechanisms. Methods: This was a cross-sectional study developed from August 2017 to August 2018, at Christus University Center, Brazil, a medical school that uses problem-based learning curricula associated with traditional teaching methodology. Wagnild and Young Resilience Scale was applied to medical students from all semesters. Socioeconomic, emotional and self-reported performance variables were also collected. The association between variables was assessed with minimally adjusted logistic regression models. Results: 173 medical students participated in this study, with a mean age of 22.4 years, of which 65.3% were females. 88.1% of the medical students showed high or very high resilience. Receiving support from family and friends was associated with better resilience (p values lower than 0.001), as students who were “very satisfied” or “satisfied” with family support had a greater tendency to develop better degrees of resilience, with results of “very high resilience trends” (82.50%) and “high resilience trends” (71.10%) surpassing the prevalence identified in dissatisfied students. Also, having a religious belief was also associated with higher resilience degrees (p value = 0.02). Conclusions: Factors identified in this study, mainly the importance of the support network from family and friends can be stimulated in order to improve students’ resilience. There was no direct association between the academic performance self-assessment and the students’ resilience and the resilience of medical students tends to remain constant throughout the course.pt_BR
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