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dc.contributor.advisorMEDEIROS, KUBRUSLY, Marcos Melissa Soares-
dc.contributor.advisorJÚNIOR, Arnaldo Aires Peixoto-
dc.contributor.authorMAIA, ROCHA, Priscila Brasil de Carvalho Beatris-
dc.contributor.authorBEZERRA, TELES, Raissa Maria Saraiva Leão Câmara Débora Raquel Bezerra Bonfim-
dc.date.accessioned2024-12-04T15:39:01Z-
dc.date.available2024-12-04T15:39:01Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMAIA, Beatris e cols. Plataformas digitais para uso na Aprendizagem Baseada em Problemas: revisão integrativa. Research, Society and Development. 11. e63111032351. 10.33448/rsd-v11i10.32351. Trabalho apresentado como TCC, Curso de Graduação, Medicina, Centro Universitário Christus, Unichristus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1777-
dc.description.abstractA Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa de ensino cada vez mais utilizada. Apesar de seuspassos serem bastante conhecidos e da literatura ampla sobre o seu uso nos mais diversos cenários, ferramentas tecnológicastêm surgido como uma alternativa para incrementar o contato entre o tutor e os alunos e entre os próprios alunos. O objetivodeste estudo foi identificar as principais plataformas desenvolvidas para a aplicação no método ABP. Foi realizada umarevisão integrativa da literatura nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed, assim como na biblioteca de Produtos,Teses e Dissertações eduCAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileirode Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Google e Google acadêmico. Foram utilizados os descritores:Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning) e Aplicativos Móveis (Mobile Applications). Destaforma, selecionou-se os estudos publicados nos idiomas inglês, português e espanhol, e que abordassem o uso de aplicativosmóveis como ferramenta para o ensino através da ABP, sendo identificados 14 produtos, analisados quanto ao tipo, local dodesenvolvimento e público-alvo. Todos estes se limitaram à descrição de um protótipo ou do produto desenvolvido, semestudos de validação. Em conclusão, os estudos identificados através desta revisão apontaram para a necessidade dodesenvolvimento de produtos que permitam a interação e que sejam avaliados quanto à usabilidade, aceitação e eficáciapara o ensino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titlePlataformas digitais para uso na Aprendizagem Baseada em Problemas: revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativePlataformas digitales para uso en Aprendizaje Basado en Problemas: revisión integradorapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesDigital platforms for use in Problem-Based Learning: integrative reviewpt_BR
dc.description.resumo_abstractProblem-Based Learning (PBL) is an increasingly used active teaching methodology. Although its steps are well known and there is extensive literature on its use in a variety of scenarios, technological tools have emerged as an alternative to increase contact between tutors and students, and among students themselves. The objective of this study was to identify the main platforms developed for the application of the PBL method. An integrative literature review was carried out in the SciELO, LILACS and PubMed databases, as well as in the eduCAPES Products, Theses and Dissertations library and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT), Google and Google Scholar. The following descriptors were used: Problem-Based Learning and Mobile Applications. Thus, studies published in English, Portuguese and Spanish were selected, and which addressed the use of mobile applications as a tool for teaching through PBL, and 14 products were identified, analyzed according to type, local development and target audience. All of these were limited to the description of a prototype or the product developed, without validation studies. In conclusion, the studies identified through this review pointed to the need to develop products that allow interaction and that are evaluated for usability, accessibility and effectiveness for teaching.pt_BR
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