Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1777
Title: Plataformas digitais para uso na Aprendizagem Baseada em Problemas: revisão integrativa
Authors: MAIA, ROCHA, Priscila Brasil de Carvalho Beatris
BEZERRA, TELES, Raissa Maria Saraiva Leão Câmara Débora Raquel Bezerra Bonfim
metadata.dc.contributor.advisor: MEDEIROS, KUBRUSLY, Marcos Melissa Soares
JÚNIOR, Arnaldo Aires Peixoto
Issue Date: 2023
Citation: MAIA, Beatris e cols. Plataformas digitais para uso na Aprendizagem Baseada em Problemas: revisão integrativa. Research, Society and Development. 11. e63111032351. 10.33448/rsd-v11i10.32351. Trabalho apresentado como TCC, Curso de Graduação, Medicina, Centro Universitário Christus, Unichristus, 2023.
Abstract: A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa de ensino cada vez mais utilizada. Apesar de seuspassos serem bastante conhecidos e da literatura ampla sobre o seu uso nos mais diversos cenários, ferramentas tecnológicastêm surgido como uma alternativa para incrementar o contato entre o tutor e os alunos e entre os próprios alunos. O objetivodeste estudo foi identificar as principais plataformas desenvolvidas para a aplicação no método ABP. Foi realizada umarevisão integrativa da literatura nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed, assim como na biblioteca de Produtos,Teses e Dissertações eduCAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileirode Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Google e Google acadêmico. Foram utilizados os descritores:Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning) e Aplicativos Móveis (Mobile Applications). Destaforma, selecionou-se os estudos publicados nos idiomas inglês, português e espanhol, e que abordassem o uso de aplicativosmóveis como ferramenta para o ensino através da ABP, sendo identificados 14 produtos, analisados quanto ao tipo, local dodesenvolvimento e público-alvo. Todos estes se limitaram à descrição de um protótipo ou do produto desenvolvido, semestudos de validação. Em conclusão, os estudos identificados através desta revisão apontaram para a necessidade dodesenvolvimento de produtos que permitam a interação e que sejam avaliados quanto à usabilidade, aceitação e eficáciapara o ensino.
Keywords: Aprendizagem baseada em problemas
Aplicativos móveis
Ensino superior
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1777
Appears in Collections:Medicina - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEATRIS MAIA.pdfMAIA, Beatris284.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.