Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1783
Título: Uso de bomba de infusão intratecal de medicamentos com medicação combinada de morfina e bupivacaína para o tratamento de dor abdominal devido à Porfiria Aguda Intermitente (PAI)
Autor(es): MOURA, Wirio Igor Morais
OLIVEIRA, Roger Wilson Gonçalves de
SOUZA, Roberta Fernandes
ANDRADE, Rômulo Sarrazin de
CAMPELO, Larissa de Oliveira
DANTAS, Fabiana Moreira Leite
SOARES, Thalyta Almeida Lopes
ALBUQUERQUE FILHO, Luciano Barroso de
SANTOS, Emanuel Inácio dos
PARENTE, Enzo Lima Alcântara
MUNIZ, Rafael do Nascimento
PARENTE, André Alcântara
BRAGA, Jéssica Maria Bezerra
REIS, Franklin
Orientador: SANTOS, Júlio César Claudino dos
Data do documento: 2022
Citação: MOURA, Wirio Igor Morais, et al. Use of intrathecal drug infusion pump with combined morphine and bupivacaine medication for the treatment of abdominal pain due to Acute Intermittent Porphyria (AIP). 2021. monografia (Graduação em Medicina) – Centro Universitário Chritus .
Resumo: As porfirias consistem em nove distúrbios genéticos, adquiridos ou congênitos, resultantes de falhas no processo de biossíntese do grupo heme, resultando no acúmulo de intermediários metabólicos no corpo humano, causando toxicidade. Descrevemos o caso de uma mulher de 32 anos que apresentou dor abdominal intensa e contínua, apresentando uma escala visual analógica (EVA) de 9-10, descrita pela paciente como a pior dor que já sentiu na vida, do tipo cólica na região mesogástrica e que se irradiava por todo o abdômen por seis meses. Devido ao quadro apresentado, foi submetida a procedimentos de apendicectomia e colecistectomia, sendo posteriormente diagnosticada com porfiria aguda intermitente (PAI). É importante destacar que algumas manifestações decorrentes da PAI são semelhantes ao Abdome Agudo. Esta é uma condição clínica caracterizada por dor abdominal súbita ou progressiva, que geralmente requer um procedimento cirúrgico de emergência para resolução do quadro. O diagnóstico da PAI é bastante complexo, podendo facilmente ocasionar erros diagnósticos, como no presente relato de caso, em que a paciente foi submetida erroneamente a procedimentos de apendicectomia e colecistectomia, devido ao sintoma de dor abdominal intensa, o que poderia levá-la a danos iatrogênicos.
Palavras-chave: Porfiria aguda intermitente,
Dor abdominal
Morfina
Bupivacaína
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1783
Aparece nas coleções:Medicina - Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.