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dc.contributor.advisorAquino, Pollyanna Bitu de-
dc.contributor.authorFilha, Francisca Paiva da Silva-
dc.contributor.authorMonteiro, Maria Letícia Vieira-
dc.date.accessioned2024-12-17T16:17:08Z-
dc.date.available2024-12-17T16:17:08Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1805-
dc.descriptionAMARAL, C. O. F., Malacrida, V. H., Videira, F. C. H., Parizi, A. G. S., Oliveira, A. & Straioto, F. G. (2012). Paciente autista: métodos e estratégias de condicionamento e adaptação para o atendimento odontológico. Arch Oral Res. 8:143-51. AMARAL, L. D.; PORTILHO, J. A. C.; MENDES, S. C. T. Estratégias de acolhimento e condicionamento do paciente autista na Saúde Bucal Coletiva. Tempus – Actas de Saúde Coletiva, v.5, n. 3, 2011. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014. ARAUJO, F. S., Gaujac, C., Trento, C. L, & Amaral, R. C. D. (2021). Pacientes com transtorno do espectro autista e desafio para atendimento odontológico – revisão de literatura. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/22317/19822/26929 CAGETTI, Maria Grazia; MASTROBERARDINO, Stefano; CAMPUS, Guglielmo; OLIVARI, Benedetta; FAGGIOLI, Raffaella; LENTI, Carlo; STROHMENGER, Laura. 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dc.description.abstractO transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio no neurodesenvolvimento que se caracteriza por alterações comportamentais e dificuldade de interação e comunicação. Os profissionais de saúde que atuam no atendimento de paciente com TEA precisam estudar muito sobre as diversas terapias aplicadas a estes pacientes e mais do que nunca precisam entender a importância da abordagem multidisciplinar das terapias e da fundamental interação entre os profissionais para melhoria nos resultados terapêuticos. Este trabalho teve como objetivo geral foi investigar o papel da equipe multidisciplinar aliada ao atendimento odontológico em pacientes com transtorno do espectro autista (TEA). Foi realizada uma pesquisa quantitativa pela coleta de dados de 41 entrevistas feita com os pais durante o atendimento de pacientes TEA na clínica escola de odontologia. Os resultados mostraram uma acessibilidade ao atendimento com abordagem multidisciplinar do grupo estudado e uma sensibilização dos pais e/ou responsáveis de crianças com TEA sobre a importância da idade da visita ao dentista, sendo estatisticamente significante essa correlação com a idade. Pode-se concluir com o referido estudo que pais e /ou responsáveis em sua maioria entendem a importância de uma abordagem multidisciplinar para auxiliar no atendimento odontológico da criança com TEA, mas que não tem muito acesso ao acompanhamento com nutricionista e psicopedagogo. Além disso, conclui-se que para os pais o ambiente do consultório odontológico causa ansiedade, medo e stress ao paciente com TEA e que entendem a importância de abordagens lúdicas e de manejo durante esse atendimento, para melhorar a qualidade do atendimento odontológico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjecttranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectmanejo odontológicopt_BR
dc.subjectrelações multiprofissionaispt_BR
dc.subjectodontologiapt_BR
dc.titleINVESTIGAÇÃO DA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DE CRIANÇAS COM TEA NA CLÍNICA ESCOLA DE ODONTOLOGIA DA UNICHRISTUSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesINVESTIGATION OF THE MULTIDISCIPLINARY APPROACH FOR CHILDREN WITH TEA AT THE UNICHRISTUS SCHOOL OF DENTISTRY CLINICpt_BR
dc.description.resumo_abstractAutism spectrum disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by behavioral changes and difficulty interacting and communicating. Health professionals who work with patients with ASD need to study the various therapies applied to these patients in depth, and more than ever, they need to understand the importance of a multidisciplinary approach to therapies and the fundamental interaction between professionals to improve therapeutic results. The general objective of this study was to investigate the role of a multidisciplinary team in dental care for patients with autism spectrum disorder (ASD). A quantitative study was conducted by collecting data from 41 interviews with parents during the care of ASD patients at the dental school clinic. The results showed accessibility to care with a multidisciplinary approach by the group studied and an awareness among parents and/or guardians of children with ASD about the importance of the age at which they visit the dentist, with this correlation with age being statistically significant. It can be concluded from the aforementioned study that most parents and/or guardians understand the importance of a multidisciplinary approach to assist in the dental care of children with ASD, but that they do not have much access to monitoring by a nutritionist and psychopedagogue. In addition, it can be concluded that for parents, the dental office environment causes anxiety, fear and stress to patients with ASD and that they understand the importance of playful and management approaches during this care, to improve the quality of dental care.pt_BR
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