Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1805
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Aquino, Pollyanna Bitu de | - |
dc.contributor.author | Filha, Francisca Paiva da Silva | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Maria Letícia Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T16:17:08Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T16:17:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1805 | - |
dc.description | AMARAL, C. O. F., Malacrida, V. H., Videira, F. C. H., Parizi, A. G. S., Oliveira, A. & Straioto, F. G. (2012). Paciente autista: métodos e estratégias de condicionamento e adaptação para o atendimento odontológico. Arch Oral Res. 8:143-51. AMARAL, L. D.; PORTILHO, J. A. C.; MENDES, S. C. T. Estratégias de acolhimento e condicionamento do paciente autista na Saúde Bucal Coletiva. Tempus – Actas de Saúde Coletiva, v.5, n. 3, 2011. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014. ARAUJO, F. S., Gaujac, C., Trento, C. L, & Amaral, R. C. D. (2021). Pacientes com transtorno do espectro autista e desafio para atendimento odontológico – revisão de literatura. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/22317/19822/26929 CAGETTI, Maria Grazia; MASTROBERARDINO, Stefano; CAMPUS, Guglielmo; OLIVARI, Benedetta; FAGGIOLI, Raffaella; LENTI, Carlo; STROHMENGER, Laura. Dental care protocol based on visual supports for children with autism spectrum disorders. Med Oral Patol Oral Cir Bucal, v. 20, n. 5, p. e598-604, Sep 2015. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26241453/ Children with Autism. Pediatr Dent, v. 41, n. 1, p. 4-12, Jan 2019. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6391730/ COIMBRA, B. S., Soares, D. C. L., Silva. J. A & Varejão, L. C (2020). Abordagem dontológica a pacientes com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão de literatura. Brazilian Journal Of Development, 6 (12), 94293-94306. https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-045. CRIPPA, José Alexandre de Souza (coord.) Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM -5 -TR. 5, texto revisado. Porto Alegre: Artmed Editora LTDA, 2023, ISBN: 978-65-5882-093-2 36 CUNHA, Eugênio. Autismo e Inclusão - Psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família 7ª edição. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2017. LEDFORD, J. R.; GAST, D. L. Feeding problems in children with autism spectrum disorders: A review. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, Georgia, v. 21, n. 3, p. 153-166, 2006. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 (2012). Institui a Política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20112014/2012/lei/l12764.htm#:~:text=LEI%2 0N%C2%BA%2012.764%2C%20DE%2027%20DE%20DEZEMBRO%20DE%202012 .&text=Institui%20a%20Pol%C3%ADtica%20Nacional%20de,11%20de%20dezembro %20de%201990. LIU, X. et al. Correlation between Nutrition and Symptoms: Nutritional Survey of Children with Autism Spectrum Disorder in Chongqing, China. Nutrients, v. 8, n. 5, p. 294, 2016. MATOS, F. S. (2020). Manejo de paciente com transtorno do espectro do autismo (tea) Trabalho de Conclusão de Curso. https://dspace.uniceplac.edu.br/bitstream/ 123456789/713/1/Fabiana%20Santos%20de%20Matos_0005580.pdf Martins, B.P. (2020). NIKOLOV, Roumen, Jonker, Jacob e Scahill, Lawrence. Autismo: tratamentos psicofarmacológicos e áreas de interesse para desenvolvimentos futuros. Brazilian Journal of Psychiatry [online]. 2006, v. 28, suppl, pp. s39-s46. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1516-44462006000500006>. Epub 12 Jun 2006. ISSN 1809-452X. https://doi.org/10.1590/S1516-44462006000500006. OLIVEIRA, Isadora Alves. Dental Management in Patients with Autism Spectrum Disorder. 2022. 22. Course Completion Work (Graduation in Dentistry) – Faculdade Pitágoras, Uberlândia, 2022. 37 Organização Mundial de Saúde (1993). Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 11, n. 7, e1011729497, 2022 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i7.29497. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, n. 14, e496101422317, 2021 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22317 Revista Interdisciplinar em Saúde. Revista Interdisciplinar em Saúde, Cajazeiras, v. 8, n. único, p. 806-817, 2021. ISSN 2358-7490. ROMEU, C. A.; ROSSIT, R. A. S.. Trabalho em Equipe Interprofissional no Atendimento à Criança com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 28, p. e0114, 2022. SANTANA, et al. PACIENTES AUTISTAS: manobras e técnicas para condicionamento no atendimento odontológico. Revista Extensão & Sociedade, v. 11, n. 2, 2020. SANTOS, M.S. Assistência odontológica a pacientes autistas: Revisão de literatura. 2021, Mangabeiras BA. SILVA, A. H. D (2020) Associação entre transtorno do espectro autista e doença periodontal: Estudo caso-controle. http://tede.upf.br/jspui/bitstream/tede/1998/2/2020AlineHubnerdaSilva.pdf. SILVA, M.; MULICK, J. A.. Diagnosticando o transtorno autista: aspectos fundamentais e considerações práticas. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 29, n. 1, p. 116–131, 2009. STEIN DUKER, Leah Stein; FLORINDEZ, Lucía; COMO, Dominique; TRAN, Christine; HENWOOD, Benjamin; POLIDO, José; CERMAK, Sharon. Strategies for Success: A Qualitative Study of Caregiver and Dentist Approaches to Im- proving Oral Care for 38 TEIXEIRA, C. S., Souza, M. C. D & Carvalho, T. M. D (2020) .Estratégias de condicionamento para tratamento odontológico em pacientes autistas: revisão de literatura.http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais_simposio/arquivos_up/docu mentos/artigos/2ebb16dde6d50967d9ea6020896e1a31.pdf. TEIXEIRA, Gustavo. Manual do Autismo. Rio de Janeiro: BestSeller, 2016. VOLKMAR, F. R. & Wiesner, L. A. (2018). O que é autismo? In Autismo: Guia essencial para compreensão e tratamento (pp.1-2). Artmed WANG, Yi-Chia; LIN, ; HUANG, Chi-Hsiang; SHOU-ZEN, Fan,. Dental anesthesia for patients with special needs. Acta Anaesthesiol Taiwan, v.50, n. 3, p. 122-125, Sep 2012. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23026171/ WEISS, M. L. L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: DP & A, 2004. | pt_BR |
dc.description.abstract | O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio no neurodesenvolvimento que se caracteriza por alterações comportamentais e dificuldade de interação e comunicação. Os profissionais de saúde que atuam no atendimento de paciente com TEA precisam estudar muito sobre as diversas terapias aplicadas a estes pacientes e mais do que nunca precisam entender a importância da abordagem multidisciplinar das terapias e da fundamental interação entre os profissionais para melhoria nos resultados terapêuticos. Este trabalho teve como objetivo geral foi investigar o papel da equipe multidisciplinar aliada ao atendimento odontológico em pacientes com transtorno do espectro autista (TEA). Foi realizada uma pesquisa quantitativa pela coleta de dados de 41 entrevistas feita com os pais durante o atendimento de pacientes TEA na clínica escola de odontologia. Os resultados mostraram uma acessibilidade ao atendimento com abordagem multidisciplinar do grupo estudado e uma sensibilização dos pais e/ou responsáveis de crianças com TEA sobre a importância da idade da visita ao dentista, sendo estatisticamente significante essa correlação com a idade. Pode-se concluir com o referido estudo que pais e /ou responsáveis em sua maioria entendem a importância de uma abordagem multidisciplinar para auxiliar no atendimento odontológico da criança com TEA, mas que não tem muito acesso ao acompanhamento com nutricionista e psicopedagogo. Além disso, conclui-se que para os pais o ambiente do consultório odontológico causa ansiedade, medo e stress ao paciente com TEA e que entendem a importância de abordagens lúdicas e de manejo durante esse atendimento, para melhorar a qualidade do atendimento odontológico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | manejo odontológico | pt_BR |
dc.subject | relações multiprofissionais | pt_BR |
dc.subject | odontologia | pt_BR |
dc.title | INVESTIGAÇÃO DA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DE CRIANÇAS COM TEA NA CLÍNICA ESCOLA DE ODONTOLOGIA DA UNICHRISTUS | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.title.ingles | INVESTIGATION OF THE MULTIDISCIPLINARY APPROACH FOR CHILDREN WITH TEA AT THE UNICHRISTUS SCHOOL OF DENTISTRY CLINIC | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | Autism spectrum disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by behavioral changes and difficulty interacting and communicating. Health professionals who work with patients with ASD need to study the various therapies applied to these patients in depth, and more than ever, they need to understand the importance of a multidisciplinary approach to therapies and the fundamental interaction between professionals to improve therapeutic results. The general objective of this study was to investigate the role of a multidisciplinary team in dental care for patients with autism spectrum disorder (ASD). A quantitative study was conducted by collecting data from 41 interviews with parents during the care of ASD patients at the dental school clinic. The results showed accessibility to care with a multidisciplinary approach by the group studied and an awareness among parents and/or guardians of children with ASD about the importance of the age at which they visit the dentist, with this correlation with age being statistically significant. It can be concluded from the aforementioned study that most parents and/or guardians understand the importance of a multidisciplinary approach to assist in the dental care of children with ASD, but that they do not have much access to monitoring by a nutritionist and psychopedagogue. In addition, it can be concluded that for parents, the dental office environment causes anxiety, fear and stress to patients with ASD and that they understand the importance of playful and management approaches during this care, to improve the quality of dental care. | pt_BR |
Appears in Collections: | Odontologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus BENFICA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FilhaeMonteiro.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.