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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1805
Título: | INVESTIGAÇÃO DA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DE CRIANÇAS COM TEA NA CLÍNICA ESCOLA DE ODONTOLOGIA DA UNICHRISTUS |
Autor(es): | Filha, Francisca Paiva da Silva Monteiro, Maria Letícia Vieira |
Orientador: | Aquino, Pollyanna Bitu de |
Data do documento: | 2024-11-26 |
Resumo: | O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio no neurodesenvolvimento que se caracteriza por alterações comportamentais e dificuldade de interação e comunicação. Os profissionais de saúde que atuam no atendimento de paciente com TEA precisam estudar muito sobre as diversas terapias aplicadas a estes pacientes e mais do que nunca precisam entender a importância da abordagem multidisciplinar das terapias e da fundamental interação entre os profissionais para melhoria nos resultados terapêuticos. Este trabalho teve como objetivo geral foi investigar o papel da equipe multidisciplinar aliada ao atendimento odontológico em pacientes com transtorno do espectro autista (TEA). Foi realizada uma pesquisa quantitativa pela coleta de dados de 41 entrevistas feita com os pais durante o atendimento de pacientes TEA na clínica escola de odontologia. Os resultados mostraram uma acessibilidade ao atendimento com abordagem multidisciplinar do grupo estudado e uma sensibilização dos pais e/ou responsáveis de crianças com TEA sobre a importância da idade da visita ao dentista, sendo estatisticamente significante essa correlação com a idade. Pode-se concluir com o referido estudo que pais e /ou responsáveis em sua maioria entendem a importância de uma abordagem multidisciplinar para auxiliar no atendimento odontológico da criança com TEA, mas que não tem muito acesso ao acompanhamento com nutricionista e psicopedagogo. Além disso, conclui-se que para os pais o ambiente do consultório odontológico causa ansiedade, medo e stress ao paciente com TEA e que entendem a importância de abordagens lúdicas e de manejo durante esse atendimento, para melhorar a qualidade do atendimento odontológico. |
Descrição: | AMARAL, C. O. F., Malacrida, V. H., Videira, F. C. H., Parizi, A. G. S., Oliveira, A. & Straioto, F. G. (2012). Paciente autista: métodos e estratégias de condicionamento e adaptação para o atendimento odontológico. Arch Oral Res. 8:143-51. AMARAL, L. D.; PORTILHO, J. A. C.; MENDES, S. C. T. Estratégias de acolhimento e condicionamento do paciente autista na Saúde Bucal Coletiva. Tempus – Actas de Saúde Coletiva, v.5, n. 3, 2011. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014. ARAUJO, F. S., Gaujac, C., Trento, C. L, & Amaral, R. C. D. (2021). Pacientes com transtorno do espectro autista e desafio para atendimento odontológico – revisão de literatura. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/22317/19822/26929 CAGETTI, Maria Grazia; MASTROBERARDINO, Stefano; CAMPUS, Guglielmo; OLIVARI, Benedetta; FAGGIOLI, Raffaella; LENTI, Carlo; STROHMENGER, Laura. 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Palavras-chave: | transtorno do espectro autista manejo odontológico relações multiprofissionais odontologia |
URI: | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1805 |
Aparece nas coleções: | Odontologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus BENFICA |
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