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dc.contributor.advisorMIRANDA, Eduardo de Paula-
dc.contributor.authorMATTOS, Raquel Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-12-27T12:41:18Z-
dc.date.available2024-12-27T12:41:18Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMATTOS, Raquel Rodrigues. Simulador realístico para treinamento em transferência embrionária. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1836-
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: O objetivo da simulação é replicar cenários de atendimento ao paciente de forma realista com ambiente para fins de feedback e avaliação. Devido ao alto custo, ao investimento de tempo e, principalmente, aos aspectos emocionais envolvidos no tratamento de fertilização in vitro (FIV), um alto nível de importância é atribuído ao procedimento de transferência embrionária (TE) pelo médico assistente. OBJETIVO: O estudo teve como objetivo desenvolver um simulador de baixo custo e altamente realista para treinamento em TE, utilizando materiais sintéticos e reutilizáveis, e validar sua eficácia como ferramenta de treinamento. METODOLOGIA: Foram desenvolvidos quatro protótipos do simulador, culminando em um modelo de alta fidelidade em elastômero termoplástico, com visualização guiada por ultrassom. A validação envolveu a participação de doze especialistas em reprodução assistida (três experts e nove não-experts) que avaliaram o simulador usando questionários que avaliavam a face e o conteúdo. RESULTADOS: Apesar da dificuldade de passagem do cateter e da não visualização da linha endometrial, os avaliadores foram categóricos em avaliar positivamente o simulador. O resultado mostra sua importância no treinamento dessas habilidades na transferência embrionária. Para futuras pesquisas, faz-se necessário fazer a validação do simulador quanto à simulação em si, o quanto que ele consegue melhorar o desfecho final de cada participante em melhorar a sua técnica do procedimento de transferência embrionária. Ressalta-se, porém, a importância de mostrar que é possível desenvolver um simulador realístico para treinamento em transferência embrionária bem mais barato e mais acessível do que existe no mercado e que o conhecimento adquirido na simulação de transferência embrionária utilizando o simulador pode ser trasladado para a vida real. CONCLUSÃO: O estudo demonstrou a viabilidade da criação de um simulador realista e de baixo custo para treinamento em TE, contribuindo para melhorar o acesso a treinamento de alta qualidade para profissionais de reprodução humana assistida. A pesquisa sugere futuras melhorias no simulador para aprimorar ainda mais a fidelidade e experiência de treinamento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjecttécnicas de reprodução assistidapt_BR
dc.subjectfertilização in vitropt_BR
dc.subjecttransferência embrionáriapt_BR
dc.subjecttreinamento com simulação de alta fidelidadept_BR
dc.subjecteducação médicapt_BR
dc.titleSimulador realístico para treinamento em transferência embrionáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesRealistic simulator for embryo transfer trainingpt_BR
dc.description.resumo_abstractINTRODUCTION: The objective of simulation is to replicate patient care scenarios in a realistic manner with an environment for feedback and evaluation purposes. Due to the high cost, time investment and, most importantly, the emotional aspects involved in in vitro fertilization (IVF) treatment, a high level of importance is attached to the embryo transfer (ET) procedure by the attending physician. OBJECTIVE: The study aimed to develop a low-cost and highly realistic simulator for ET training, using synthetic and reusable materials, and to validate its effectiveness as a training tool. METHODOLOGY: Four prototypes of the simulator were developed, culminating in a high-fidelity model in thermoplastic elastomer, with ultrasound-guided visualization. Validation involved the participation of twelve specialists in assisted reproduction (three experts and nine non-experts) who evaluated the simulator using questionnaires that assessed its appearance and content. RESULTS: Despite the difficulty in passing the catheter and the lack of visualization of the endometrial line, the evaluators were categorical in evaluating the simulator positively. The result shows its importance in training these skills in embryo transfer. For future research, it is necessary to validate the simulator in terms of the simulation itself, to see how much it can improve the final outcome of each participant in improving their technique during the embryo transfer procedure. However, it is important to highlight the importance of showing that it is possible to develop a realistic simulator for training in embryo transfer that is much cheaper and more accessible than what is available on the market and that the knowledge acquired in the embryo transfer simulation using the simulator can be transferred to real life. CONCLUSION: The study demonstrated the feasibility of creating a realistic and low-cost simulator for ET training, contributing to improving access to high-quality training for assisted human reproduction professionals. The research suggests future improvements to the simulator to further enhance the fidelity and training experience.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

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