Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1857
Título: Escore e aplicativo para estratificação de risco cirúrgico em pacientes com tumores malignos do trato digestório
Autor(es): CASTRO NETO, Heládio Feitosa e
Orientador: MOURA JUNIOR, Luiz Gonzaga de
Data do documento: 2025
Citação: CASTRO NETO, Heládio Feitosa e. Escore e aplicativo para estratificação de risco cirúrgico em pacientes com tumores malignos do trato digestório. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025.
Resumo: Os tumores malignos do trato digestório são doenças graves que acometem pacientes já idosos em sua maioria, que para seu tratamento curativo ou paliativo, devem se submeter a procedimentos cirúrgicos em muitos casos. Tais pacientes são frágeis pela idade e por comorbidades que podem ou não estar associadas às neoplasias, fazendo com que o risco de complicações pós-operatórias seja maior. Apesar de haver muitos escores para predição de risco cirúrgico, não existe um que seja específico para este grupo de pacientes. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um escore conjuntamente com seu aplicativo para uso em smartphones para auxiliar a abordagem inicial de pacientes com cânceres do trato gastrointestinal no período pré-operatório de sua cirurgia oncológica, a fim de predizer o risco de morbidade e mortalidade no pós-operatório. Como mecanismo do aplicativo, foram utilizados fatores prognósticos embasados na literatura médica destinados ao atendimento destas situações clínicas. Os referidos fatores foram pesquisados nas bases de dados Pubmed e Scielo. O aplicativo funciona como uma calculadora, na qual dados sobre o paciente são incluídos em sequência pelo usuário até que uma faixa de risco provável de complicação pós-operatória seja exibida como resultado juntamente com sugestões de medidas, destinadas a orientar o médico assistente a otimizar os cuidados peri-operatórios para minimizar o risco cirúrgico. Em testes utilizando simulação de situações clínicas com grupo de cirurgiões especializados no tratamento de cânceres do trato gastrointestinal, a usabilidade do aplicativo obteve uma média de 97,5%, o aplicativo foi considerado de fácil uso em 100%. Contudo, faz-se necessário estudo clínico para validação do escore antes de utilizá-lo na prática clínica. Os resultados não tiveram distinção com a idade ou tempo de prática profissional. Concluiu-se que o escore e o aplicativo desenvolvidos poderão contribuir em predizer complicações pós-operatórias, auxiliando o médico a diagnosticar, conduzir e instituir as primeiras medidas que melhorem o performance do paciente.
Palavras-chave: oncologia cirúrgica
complicações operatórias
software
trato gastrointestinal
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1857
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELÁDIO FEITOSA E CASTRO NETO.pdf4,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.