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dc.contributor.advisorAUGUSTO, Kristopherson Lustosa-
dc.contributor.authorDIAS, Camila Negreiro-
dc.date.accessioned2025-04-22T17:40:23Z-
dc.date.available2025-04-22T17:40:23Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationDIAS, Camila Negreiro. Validação transcultural de atividades profissionais confiáveis em cenário de emergência: a primeira proposta brasileira. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1866-
dc.description.abstractA avaliação de profissionais médicos tem sido um desafio contínuo, exigindo métodos que vão além do tempo de formação e enfatizem competências. Nesse contexto, surgem as Atividades Profissionais Confiáveis (APCs), um modelo proposto por Cate (2005) para avaliar a capacidade de médicos residentes em desempenhar tarefas sem supervisão. As APCs permitem a centralização do treinamento no aluno e a construção de competências com base nas necessidades da sociedade.Este estudo .Foram selecionadas e validadas dez APCs essenciais para a formação em Medicina de Emergência, abrangendo assistência ao paciente e execução de procedimentos. Cada APC foi estruturada com um título, plano de observação, informações a serem coletadas, mínimo de observações exigidas e competências a serem desenvolvidas. Entre as atividades validadas, destacam-se o manejo de via aérea, sedação de emergência, interpretação de ultrassom point-of-care (POCUS) e reanimação de pacientes críticos.Os resultados indicaram alta aceitação das APCs pelos preceptores e residentes, com poucas sugestões de ajustes. Algumas questões, como a realização de procedimentos avançados por não especialistas, geraram discussão, mas não impactaram significativamente na versão final do modelo. As APCs validadas fornecem uma abordagem estruturada para o desenvolvimento progressivo de competências, promovendo maior segurança no atendimento e melhoria da formação dos residentes. Estudos futuros devem avaliar o impacto longitudinal dessas APCs na prática clínica e na qualidade do cuidado ao paciente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjecteducação médicapt_BR
dc.subjectInternato e Residênciapt_BR
dc.subjectCompetência Profissionalpt_BR
dc.titleValidação transcultural de atividades profissionais confiáveis em cenário de emergência: a primeira proposta brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglestranscultural validation of entrustable professional activities in emergency settings: the first brazilian proposalpt_BR
dc.description.resumo_abstractThe evaluation of medical professionals has been an ongoing challenge, requiring methods that go beyond the length of training and emphasize competencies. In this context, Entrustable Professional Activities (EPAs) emerge as a model proposed by Cate (2005) to assess the ability of medical residents to perform tasks without super vision. EPAs allow for student-centered training and the development of competencies based on societal needs.This study proposes the adaptation and cross-cultural valida tion of an EPA model focused on Internal Medicine Residency in Emergency settings, considering the specificities of the Brazilian healthcare system. The methodology fol lowed a rigorous cross-cultural adaptation process based on Beaton et al. (2000) guidelines, including literature review, translation, back-translation, expert committee validation, and pre-test application.Ten essential EPAs were selected and validated for Emergency Medicine training, covering both patient care and procedural execution. Each EPA was structured with a title, observation plan, information to be collected, minimum required observations, and competencies to be developed. Among the vali dated activities, key highlights include airway management, emergency sedation, point-of-care ultrasound (POCUS) interpretation, and critical patient resuscitation. The results indicated high acceptance of the EPAs by preceptors and residents, with few suggestions for adjustments. Some issues, such as the performance of advanced pro cedures by non-specialists, sparked discussion but did not significantly impact the final model version. The validated EPAs provide a structured approach for the progressive development of competencies, enhancing patient safety and improving residency train ing. Future studies should assess the longitudinal impact of these EPAs on clinical practice and patient care quality.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

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