Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1866
Título: Validação transcultural de atividades profissionais confiáveis em cenário de emergência: a primeira proposta brasileira
Autor(es): DIAS, Camila Negreiro
Orientador: AUGUSTO, Kristopherson Lustosa
Data do documento: 2025
Citação: DIAS, Camila Negreiro. Validação transcultural de atividades profissionais confiáveis em cenário de emergência: a primeira proposta brasileira. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025.
Resumo: A avaliação de profissionais médicos tem sido um desafio contínuo, exigindo métodos que vão além do tempo de formação e enfatizem competências. Nesse contexto, surgem as Atividades Profissionais Confiáveis (APCs), um modelo proposto por Cate (2005) para avaliar a capacidade de médicos residentes em desempenhar tarefas sem supervisão. As APCs permitem a centralização do treinamento no aluno e a construção de competências com base nas necessidades da sociedade.Este estudo .Foram selecionadas e validadas dez APCs essenciais para a formação em Medicina de Emergência, abrangendo assistência ao paciente e execução de procedimentos. Cada APC foi estruturada com um título, plano de observação, informações a serem coletadas, mínimo de observações exigidas e competências a serem desenvolvidas. Entre as atividades validadas, destacam-se o manejo de via aérea, sedação de emergência, interpretação de ultrassom point-of-care (POCUS) e reanimação de pacientes críticos.Os resultados indicaram alta aceitação das APCs pelos preceptores e residentes, com poucas sugestões de ajustes. Algumas questões, como a realização de procedimentos avançados por não especialistas, geraram discussão, mas não impactaram significativamente na versão final do modelo. As APCs validadas fornecem uma abordagem estruturada para o desenvolvimento progressivo de competências, promovendo maior segurança no atendimento e melhoria da formação dos residentes. Estudos futuros devem avaliar o impacto longitudinal dessas APCs na prática clínica e na qualidade do cuidado ao paciente.
Palavras-chave: educação médica
Internato e Residência
Competência Profissional
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1866
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA NEGREIRO DIAS.pdf7,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.