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Título : Produção e uso de tecnologias da informação e comunicação na promoção à saúde
Autor : POMPEU, Theo Marcilio
metadata.dc.contributor.advisor: CAMPOS, Jocileide Sales
Fecha de publicación : 2024
Citación : POMPEU, Theo Marcilio. Produção e uso de tecnologias da informação e comunicação na promoção à saúde. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.
Resumen : A presente pesquisa tem como objetivo investigar o papel das tecnologias da informação e comunicação (TICs), com ênfase no podcast, na promoção da saúde, e produzir material educativo. Com o avanço contínuo da era digital, o uso das TICs emergiu como ferramenta relevante para disseminar informações e promover práticas saudáveis. O podcast, em particular, tem se destacado como forma eficaz de comunicação, ao oferecer uma plataforma acessível e flexível, a fim de compartilhar conhecimentos relacionados à saúde. Este estudo explora como o podcast é instrumental na promoção da saúde, examinando sua eficácia, alcance e impacto na mudança de comportamentos em saúde. A saúde pública enfrenta desafios constantes, e a promoção da saúde tornou-se prioridade crucial para enfrentar esses desafios. Nesse contexto, as TICs desempenham papel significativo, na medida em que proporcionam novas oportunidades para educar e capacitar a população. O podcast, na condição de mídia digital, oferece uma plataforma única para a disseminação de informações sobre saúde, apresentando-se como ferramenta relevante na promoção de hábitos saudáveis. A literatura existente destaca a importância crescente do uso das TICs na promoção da saúde. A acessibilidade e a conveniência oferecidas pelos podcasts têm sido amplamente reconhecidas. Estudos anteriores indicam que o formato de áudio do podcast facilita a compreensão e a retenção de informações, o que o torna uma opção eficaz para educar a comunidade sobre questões de saúde. Ademais, a natureza portátil do podcast permite que os usuários consumam conteúdo de saúde enquanto realizam atividades cotidianas, maximizando o alcance e a eficácia da mensagem. Trata-se de uma dissertação de natureza exploratória, transversal e analítica. A coleta dos dados ocorreu em dois momentos distintos: setembro e novembro de 2023 e novembro de 2023 a fevereiro de 2024; foram incluídos 56 usuários da Unidade Básica de Saúde Pio XII, 6 profissionais da área de saúde e 1 profissional da comunicação. O convite ocorreu de forma ocasional, antes da consulta marcada do paciente na referida unidade de saúde, de forma não probabilística. O podcast é uma mídia relativamente nova, entretanto segue em ascensão no Brasil e no mundo. A facilidade de acesso aos episódios de podcast e a possibilidade de acompanhá-los de forma assíncrona são características que explicam sua popularização. Com o aumento do uso das TICs, surge uma oportunidade para ampliar os programas de promoção em saúde. No estudo, foi analisada de forma crítica a percepção da população entrevistada sobre o uso de TICs, com foco na promoção em saúde. Os resultados se dividem em antes e depois de expostos aos episódios de podcast criados. No primeiro momento, foram realizados questionamentos para identificar o entrevistado, com foco em sua idade, escolaridade e utilização das TICs em seu dia a dia. No segundo momento, foi questionada a percepção do indivíduo sobre o conteúdo apresentando, sendo sua recepção majoritariamente positiva, de fácil compreensão e duração agradável. As TICs são aliadas fundamentais para a promoção da saúde, contudo o surgimento de uma nova mídia necessita de avaliação minuciosa para identificar sua usabilidade no dia a dia. O podcast ainda carece de mais estudos, porém esta pesquisa demonstrou se tratar de uma ferramenta válida para a promoção em saúde.
Palabras clave : comunicação em saúde
educação em saúde
podcast
promoção da saúde
tecnologias da informação e comunicação
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1868
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

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