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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1871
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MOREIRA, Deborah Pedrosa | - |
dc.contributor.author | PONTES, Ana Kelvia Oliveira Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-16T14:27:23Z | - |
dc.date.available | 2025-05-16T14:27:23Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | PONTES, Ana Kelvia Oliveira Rodrigues. Manual educacional: a docência como pilar na residência multiprofissional em cancerologia. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1871 | - |
dc.description.abstract | Os Programas de Residência em Área Profissional de Saúde são essenciais para a formação de equipes interdisciplinares qualificadas no cuidado oncológico. Contudo, a escassez de recursos didático-pedagógicos específicos para a docência representa um desafio significativo, destacando a necessidade de materiais educacionais que qualifiquem o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo desenvolveu o manual “Residência Multiprofissional: manual de ensino e avaliação à docência”, visando suprir essa lacuna. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, realizada em 2024 em uma instituição filantrópica referência em oncologia em Fortaleza. A pesquisa envolveu 43 residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Cancerologia, sendo que 34 (79%) participaram da primeira etapa, respondendo a um questionário online sociodemográfico. Na segunda etapa, 10 residentes (23%) participaram de um grupo focal, abordando a percepção sobre o conteúdo, aparência e aplicabilidade do manual. Foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão, garantindo a participação de residentes aptos. O estudo seguiu critérios éticos, com aprovação pelo CAAE 66914322.3.0000.5049. O manual possui 60 páginas, divididas em sete capítulos que abordam desde o contexto da residência no Brasil até o papel dos docentes, tutores e preceptores, bem como métodos de ensino na saúde e avaliação do processo educacional da residência multiprofissional. Seu desenvolvimento foi baseado em fundamentos legais e científicos, utilizando o Canva para o design e o “Bing Creator” para imagens. Os participantes elogiaram a clareza e abrangência do conteúdo, destacando sua utilidade para novos residentes e estudantes. Apesar disso, ajustes foram sugeridos para aprimorar a aplicabilidade. Concluiu-se que o manual tem grande potencial como ferramenta pedagógica, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados e alinhados às demandas do sistema de saúde, reforçando a importância de processos participativos no desenvolvimento de tecnologias educacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Residência não Médica | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Manuais de Referência | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de Informação e Comunicação em Saúde | pt_BR |
dc.title | Manual educacional: a docência como pilar na residência multiprofissional em cancerologia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.title.ingles | Educational manual: teaching as a pillar in the multiprofessional residency in cancerology | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | Health Residency Programs are essential for training interdisciplinary teams qualified in oncological care. However, the lack of specific didactic-pedagogical resources for teaching presents a significant challenge, highlighting the need for educational materials that enhance the teaching-learning process. This study developed the manual “Residência Multiprofissional: manual de ensino à docência” (“Multiprofessional Residency: Teaching Manual”), aiming to address this gap. It is a field study qualitative approach conducted in 2024 at a philanthropic institution specializing in oncology in Fortaleza. The research involved 43 residents from the Multiprofessional Residency Program in Oncology, with 34 (79%) participating in the first stage by answering online questionnaires one sociodemographic. In the second stage, 10 residents (23%) participated in a focus group discussing perceptions about the manual’s content, appearance, and applicability. Inclusion and exclusion criteria were established to ensure the participation of eligible residents. The study adhered to ethical guidelines, with approval under CAAE 66914322.3.0000.5049. The manual consists of 60 pages divided into seven chapters, covering topics from the context of residency programs in Brazil to the roles of faculty, tutors, and preceptors, as well as teaching methods in healthcare and evaluation of the educational process of the multiprofessional residency. Its development was based on legal and scientific principles, using Canva for design and “Bing Creator” for images. Participants praised the clarity and comprehensiveness of the content, emphasizing its usefulness for new residents and students. Nevertheless, adjustments were suggested to enhance its applicability. The study concluded that the manual holds great potential as a pedagogical tool, contributing to the training of professionals better prepared and aligned with healthcare system demands, reinforcing the importance of participatory processes in developing educational technologies. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ANA KELVIA OLIVEIRA RODRIGUES PONTES.pdf | 18,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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