
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1871
Título : | Manual educacional: a docência como pilar na residência multiprofissional em cancerologia |
Autor : | PONTES, Ana Kelvia Oliveira Rodrigues |
metadata.dc.contributor.advisor: | MOREIRA, Deborah Pedrosa |
Fecha de publicación : | 2025 |
Citación : | PONTES, Ana Kelvia Oliveira Rodrigues. Manual educacional: a docência como pilar na residência multiprofissional em cancerologia. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025. |
Resumen : | Os Programas de Residência em Área Profissional de Saúde são essenciais para a formação de equipes interdisciplinares qualificadas no cuidado oncológico. Contudo, a escassez de recursos didático-pedagógicos específicos para a docência representa um desafio significativo, destacando a necessidade de materiais educacionais que qualifiquem o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo desenvolveu o manual “Residência Multiprofissional: manual de ensino e avaliação à docência”, visando suprir essa lacuna. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, realizada em 2024 em uma instituição filantrópica referência em oncologia em Fortaleza. A pesquisa envolveu 43 residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Cancerologia, sendo que 34 (79%) participaram da primeira etapa, respondendo a um questionário online sociodemográfico. Na segunda etapa, 10 residentes (23%) participaram de um grupo focal, abordando a percepção sobre o conteúdo, aparência e aplicabilidade do manual. Foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão, garantindo a participação de residentes aptos. O estudo seguiu critérios éticos, com aprovação pelo CAAE 66914322.3.0000.5049. O manual possui 60 páginas, divididas em sete capítulos que abordam desde o contexto da residência no Brasil até o papel dos docentes, tutores e preceptores, bem como métodos de ensino na saúde e avaliação do processo educacional da residência multiprofissional. Seu desenvolvimento foi baseado em fundamentos legais e científicos, utilizando o Canva para o design e o “Bing Creator” para imagens. Os participantes elogiaram a clareza e abrangência do conteúdo, destacando sua utilidade para novos residentes e estudantes. Apesar disso, ajustes foram sugeridos para aprimorar a aplicabilidade. Concluiu-se que o manual tem grande potencial como ferramenta pedagógica, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados e alinhados às demandas do sistema de saúde, reforçando a importância de processos participativos no desenvolvimento de tecnologias educacionais. |
Palabras clave : | Residência não Médica Ensino Manuais de Referência Tecnologia de Informação e Comunicação em Saúde |
URI : | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1871 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA KELVIA OLIVEIRA RODRIGUES PONTES.pdf | 18,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.