
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1872
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Lucas Melgaço da | - |
dc.contributor.author | RIOS NETO, Eduardo Cesar | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-20T13:09:19Z | - |
dc.date.available | 2025-05-20T13:09:19Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | RIOS NETO, Eduardo Cesar. Elaboração de guia de avaliação docente no ensino superior em saúde a partir da observação em sala de aula por vídeo. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1872 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento de processos eficazes de avaliação educacional que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos e promovam a formação contínua dos professores constitui um desafio significativo no ensino superior, especialmente na área da saúde. Este estudo teve como objetivo elaborar um guia de avaliação docente para o Ensino Superior em Saúde, utilizando a observação em vídeo, com o intuito de fomentar formações continuadas e aprimorar as práticas pedagógicas dos docentes. A prática pedagógica analisada foi o uso de apresentações em PowerPoint como ferramenta de ensino. De natureza quanti-qualitativa e descritiva, a pesquisa foi realizada com nove professores do curso de graduação em Medicina de uma universidade privada em Fortaleza, Ceará, entre 2023 e 2024. A coleta de dados incluiu questionários, observações em vídeo, pesquisa-ação e grupo focal, analisados à luz da literatura sobre avaliação docente, formação de professores e estratégias pedagógicas. Os resultados mostraram uma melhora significativa nas apresentações após a formação continuada, com maior organização, uso estratégico de recursos visuais, atenção aos detalhes técnicos, como normas da ABNT, maior conscientização sobre direitos autorais e o uso adequado de transições, destacando a relevância da ética digital no ambiente educacional. A análise do grupo focal revelou a importância da autoavaliação a partir das gravações, promovendo a prática reflexiva. Essa auto-observação, associada ao feedback de pedagogos, facilitou a identificação de lacunas e melhorias nas interações docentes e na qualidade do ensino. O uso da plataforma digital foi elogiado pelos professores pela acessibilidade e flexibilidade. A possibilidade de revisitar conteúdos de forma autônoma permitiu um aprendizado contínuo. Apesar de dificuldades iniciais relatadas por alguns, como login e suporte, a experiência geral foi positiva, destacando a eficácia de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) em programas de formação docente. O estudo conclui que a avaliação docente por observação em vídeo, associada à formação continuada, é uma estratégia eficaz para aprimorar práticas pedagógicas no ensino superior na saúde. A integração de tecnologia e feedback colaborativo promoveu uma melhoria significativa na qualidade das aulas e motivou os professores a adotarem uma postura crítica e reflexiva. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | educação médica | pt_BR |
dc.subject | ensino superior | pt_BR |
dc.subject | educação continuada | pt_BR |
dc.subject | avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Elaboração de guia de avaliação docente no ensino superior em saúde a partir da observação em sala de aula por vídeo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.title.ingles | Development of a teaching assessment guide in health higher education based on classroom video observation | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | Developing effective educational assessment processes that address students’ learning needs and promote continuous faculty development remains a significant challenge in higher education, especially in the health field. This study aimed to develop a teaching evaluation guide for Health Higher Education using video observation to foster continuous training and improve pedagogical practices. The analyzed teaching practice focused on the use of PowerPoint presentations as an instructional tool. Employing a quantitative-qualitative and descriptive approach, the study was conducted with nine faculty members from a private medical school in Fortaleza, Ceará, between 2023 and 2024. Data collection included questionnaires, video observations, action research, and a focus group, analyzed in light of literature on teacher evaluation, faculty development, and pedagogical strategies. Results showed significant improvement in presentations after the training, with better organization, strategic use of visual resources, attention to technical details such as ABNT formatting standards, increased awareness of copyright, and appropriate use of transitions—highlighting the relevance of digital ethics in educational environments. The focus group analysis emphasized the value of self-assessment through video recordings, promoting reflective practice and encouraging educators to reassess their strategies and classroom demeanor. This self-observation, combined with pedagogical feedback, helped identify gaps and enhanced teaching interactions. The use of a digital platform was praised for its accessibility and flexibility, allowing autonomous, ongoing learning. Although some initial difficulties were reported, such as login issues and limited support, the overall experience was positive, reinforcing the effectiveness of Virtual Learning Environments (VLEs) in faculty development. The study concludes that video-based teaching assessment, combined with continuous training, is an effective strategy for enhancing pedagogical practices in health higher education. The integration of technology and collaborative feedback significantly improved lesson quality and motivated instructors to adopt a more critical and reflective teaching approach. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDUARDO CESAR RIOS NETO.pdf | 3,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.