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dc.contributor.advisorCOUTINHO, Carlos Marden Cabral-
dc.contributor.authorARCINIEGAS, Marc Philippe de Abreu-
dc.date.accessioned2025-06-06T17:26:24Z-
dc.date.available2025-06-06T17:26:24Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationARCINIEGAS, Marc Philippe de Abreu. Processo estrutural: uma solução eficiente contra a violação de direitos de servidores da Administração Direta. 2025. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1880-
dc.description.abstractA pergunta central da pesquisa é: a violação endêmica de direitos de servidores da Administração Direta pelo próprio Poder Público configura um problema estrutural? Tais violações dão causa a litigância de massa assoberbando o Poder Judiciário e comprometendo a atividade jurisdicional? Em sendo positivas essas respostas, o uso processo do estrutural é capaz de resgatar o estado de conformidade, garantindo direitos, e reduzir a litigância de massa? O primeiro objetivo consiste em analisar o estado de desconformidade que recai sobre a Administração Pública ao descumprir leis vigentes e violar direitos que tocam os servidores do Poder Executivo. Neste momento, nos debruçaremos sobre o aspecto constitucional, analisando a competência de iniciativa dessas normas e quem frequentemente viola essas leis. Em um segundo momento, passaremos a estudar o processo estrutural em sua origem e demonstraremos que esse rito é justificado e validado pelas teorias tradicionais mais relevantes sobre jurisdição e processo no Brasil, quais sejam a escola instrumentalista e o modelo constitucional de processo. Assim, nós detectaremos um problema e validaremos uma possível solução jurídica por meio do diálogo institucional e do contraditório participativo. Por último, vamos correlacionar a endêmica violação detectada, qualificando-a como um problema estrutural que dá causa a litígios coletivos, e o processo estrutural, como mecanismo de resgate de um estado de coisas ideal, capaz de reduzir a litigância de massa, e, consequentemente, destravar o Judiciário para apreciação de outras matérias. Alguns entes políticos necessitam de minirreformas administrativas que podem ser monitoradas pelo Judiciário com auxílio do Ministério Público, Defensoria Pública e demais atores, a partir de amplo diálogo institucional a fim de legitimar a intervenção judicial na estrutura pública.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectViolação de direitospt_BR
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.subjectProcesso estruturalpt_BR
dc.titleProcesso estrutural: uma solução eficiente contra a violação de direitos de servidores da Administração Diretapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesStructural process: an efficient solution against the violation of civil servants' rights within the Direct Administrationpt_BR
dc.description.resumo_abstractThe central question of this research is: does the endemic violation of the rights of civil servants in Direct Administration by the Public Authority itself constitute a structural problem? Do such violations give rise to mass litigation, overwhelming the Judiciary and compromising jurisdictional activity? If these answers are affirmative, can the use of structural litigation restore compliance, ensure rights, and reduce mass litigation? The first objective is to analyze the state of non-compliance affecting Public Administration when it fails to uphold existing laws and violates the rights of Executive Branch civil servants. At this stage, we will focus on the constitutional aspect, examining the legislative initiative’s competence and identifying the frequent violators of these laws. In a second phase, we will study the origins of structural litigation and demonstrate that this procedural mechanism is justified and validated by the most relevant traditional theories on jurisdiction and procedure in Brazil, namely the instrumentalist school and the constitutional model of procedure. Thus, we will identify a problem and validate a possible legal solution through institutional dialogue and participatory due process. Finally, we will correlate the identified endemic violation, qualifying it as a structural problem that leads to collective disputes, with structural litigation as a mechanism for restoring an ideal state of affairs, capable of reducing mass litigation and, consequently, unblocking the Judiciary for the adjudication of other matters. Some political entities require minor administrative reforms that can be monitored by the Judiciary with the support of the Public Prosecutor’s Office, the Public Defender’s Office, and other relevant actors through broad institutional dialogue to legitimize judicial intervention in public administration.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

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