Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMagalhães, Diego Peres-
dc.contributor.authorSouza, Gabriela Siqueira de-
dc.date.accessioned2025-06-25T12:52:34Z-
dc.date.available2025-06-25T12:52:34Z-
dc.date.issued2025-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1913-
dc.descriptionAMARAL, Cristhiane Olivia Ferreira et al. Paciente autista: métodos e estratégias de condicionamento e adaptação para o atendimento odontológico. Revista da Faculdade de Odontologia – UPF, Passo Fundo, v. 26, n. 1, p. 35–41, jan./jun. 2021. Disponível em: https://revistaseletronicas.upf.br/index.php/rfo/article/view/12450. Acesso em: 22 abr. 2025. (AMARAL et al., 2021) ASPERGER, Hans. Die “Autistischen Psychopathen” im Kindesalter. Archiv für Psychiatrie und Nervenkrankheiten, Berlin, v. 117, p. 76–136, 1944. (Aus der Wiener Universitäts-Kinderklinik [Vorstand: Prof. Franz Hamburger]). Disponível em: https://www.canonsociaalwerk.eu/1944_Asperger/1944%20art%20Asperger%20.pdf. Acesso em: 22 abr. 2025. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Disponível em: https://www.institutopebioetica.com.br/documentos/manual-diagnostico-e- estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf. Acesso em: 12 set. 2024. BAK, Maarten et al. The pharmacological management of agitated and aggressive behaviour: a systematic review and meta-analysis. European Psychiatry, [s. l.], v. 57, n. 2019, p. 78-100, 2019. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/european- psychiatry/article/pharmacological-management-of-agitated-and-aggressive- behaviour-a-systematic-review-and. Acesso em: 09 mar. 2025 BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 28 dez. 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 01 abr. 2024. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Linha de cuidado para a atenção às pessoas com transtornos do espectro do autismo e suas famílias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Disponível: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/linha_cuidado_atencao_pessoas_transto rno.pdf. Acesso em: 9 mar. 2025. CHAVEIRO, Gabriely Gomes; COSTA, Maria Caroline Damaceno da; OLIVEIRA, Juan da Silva; FELIPE, Lizandra Coimbra da Silva. Midazolam use in dental treatment in pediatric patients with autism spectrum disorder: literature review. Journal Facit Teaching and Research in Health Sciences, Araguaína, v. 1, n. 1, p. 1– 8, 2023. Disponível em: https://revistas.faculdadefacit.edu.br/index.php/JNT/article/view/2153. Acesso em: 22 fev. 2023. COGO, Karina et al. Sedação consciente com benzodiazepínicos em odontologia. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, https://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontolog ia/pdf/2_maio_agosto_2006/11_sedacao_consciente.pdf. Acesso em: 22 jan. HASELL, Sara; HUSSAIN, Ahmed; SILVA, Keith da. The oral health status and treatment needs of pediatric patients living with autism spectrum disorder: a retrospective study. Dentistry Journal, Basel, v. 10, n. 12, p. 224, 2022. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC9777396/pdf/dentistry- 10-00224.pdf. Acesso em: 25 jan. 2025 KANNER, Leo. Autistic disturbances of affective contact. 1943. Disponível em: https://www.autismtruths.org/pdf/Autistic%20Disturbances%20of%20Affective%20Contact%20-%20Leo%20Kanner.pdf. Acesso em: 22 abr. 2025. LORD, Catherine; ELSABBAGH, Mayada; BAIRD, Gillian; VEENSTRA VANDERWEELE, Jeremy. Autism spectrum disorder. The Lancet, v. 392, n. 10146, p. 508–520, 2018. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC7398158/pdf/nihms-1046292.pdf. Acesso em: 22 abr. 2025. MANOPETCHKASEM, Apichaya et al. Influence of past advanced behavior guidance experience on parental acceptance for autistic individuals in the dental setting. BMC Oral Health, London, v. 23, n. 1, p. 23, 2023. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC9843652/pdf/12903_2023_Article_271 6.pdf. Acesso em: 05 abr. 2025 MEHRAN, Majid et al. Comparison of sedative effects of oral midazolam/chloral hydrate and midazolam/promethazine in pediatric dentistry. Journal of Dental Anesthesia and Pain Medicine, Seoul, v. 18, n. 6, p. 345-350, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30443309/. Acesso em: 3 mai. 2024. MOREIRA, Adriana Cristina Miguel. Uso de reforço positivo na ABA: impactos no comportamento de crianças com TEA. Vista Científica Multidisciplinar, v. 2, n. 2, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.13852230. Acesso em: 22 abr. 2025. MOZAFAR, Sedigheh et al. Comparison of nitrous oxide/midazolam and nitrous oxide/promethazine for pediatric dental sedation: A randomized, cross-over, clinical trial. Dental Research Journal, [s. l.], v. 15, n. 6, p. 403-409, nov./dez. 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6243808/. Acesso em: 9 abr. 2024. ORELLANA, Lorena M.; MARTÍNEZ-SANCHIS, Sonia; SILVESTRE, Francisco J. Training adults and children with an autism spectrum disorder to be compliant with a clinical dental assessment using a TEACCH-based approach. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 44, n. 4, p. 776–785, abr. 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24002415/. Acesso em: 9 abr. 2025. SANTOS, Bruna-Michalski dos et al. Contribution of benzodiazepines in dental care of patients with special needs. Journal of clinical and experimental https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC6894916/pdf/jced-11-e1170.pdf. Acesso em: 28 fev. 2025 SANT’ANNA, Luanne França da Costa; BARBOSA, Carla Cristina Neves; BRUM, Sileno Corrêa. Atenção à saúde bucal do paciente autista. Revista de Pesquisa em Saúde – UNIFAA, Vassouras, v. 8, n. 2, p. 20–25, jul./dez. 2017. Disponível em: https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RPU/article/download/533/725. Acesso em: 9 abr. 2024. SANGALETTE, Beatriz Sobrinho; VIEIRA, Larissa Vargas; EMÍDIO, Thayna da Silva; TOLEDO, Gustavo Lopes; PIRAS, Fernanda Furtado; PAGANI, Bruna Trazzi; IONTA, Franciny Querobim. Sedação consciente com óxido nitroso e sua associação com ansiolíticos: aplicabilidade em Odontopediatria. Archives of Health Investigation, v. 9, n. 4, p. 734–738, 2020. Disponível em: https://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/4792. Acesso em: 9 abr. 2025. SAWICKI, Caroline M.; PIELECH, Melissa; WADE, Spencer D. Practice Patterns Among Dentist Anesthesiologists for Pediatric Patients with Autism Spectrum Disorders. Pediatric dentistry, Chicago, v. 45, n. 1, p. 37-53, 2023. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10262783/. Acesso em: 28 nov. 2024 SON, Gahee et al. Trends in behavioral management techniques for dental treatment of patients with autism spectrum disorder: a 10-year retrospective analysis. Journal of Dental Anesthesia and Pain Medicine, Seoul, v. 24, n. 3, p. 187193, 2024. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC11148413/pdf/jdapm-24-187.pdf.Acesso em: 01 abr. 2024 SOUZA, Laíza et al. Manejo odontológico em pacientes com Transtorno do Espectro Autista. Revista Saúde e Desenvolvimento, v. 14, n. 19, p. 93–107, 2021. Disponível em: https://www.cesmac.edu.br/revistasaude/index.php/saude/article/view/698. Acesso em: 22 abr. 2025 SOUZA, Suene et al. O desafio do atendimento odontológico em pacientes com transtorno do espectro autista (TEA), Revista FT, [s. l.], v. 28, n. 132, mar. 2024. Disponível em: https://revistaft.com.br/o-desafio-do-atendimento- odontologico-em-pacientes-com-transtorno-do-espectro-autista-tea/. Acesso em: 12 set. 2024. VALLOGINI, Giulia et al. Conscious sedation in dentistry for the management of pediatric patients with autism: a narrative review of the literature. Children, Basel, v. 9, n. 4, p. 460, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/359463973_Conscious_Sedation_in_ Dentistry_for_the_Management_of_Pediatric_Patients_with_Autism_A_Narrativ e_Review_of_the_Literature. Acesso em: 22 set 2024  pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que compromete interações sociais, dificultando o atendimento odontológico convencional. Indivíduos com TEA apresentam dificuldades na comunicação e resistência a mudanças, podendo impossibilitar uma interação eficaz entre o dentista e o paciente. Por essa razão, são utilizados como estratégias para os atendimentos técnicas de manejo, que visam reduzir a ansiedade e o medo, fazendo com que o indivíduo se familiarize com os estímulos e ganhe a confiança do profissional. Em casos mais complexos, pode ser necessária a sedação medicamentosa, uma técnica segura e recomendada para garantir o bem-estar físico e psicológico desses pacientes. Este presente trabalho é um estudo observacional descritivo do tipo relato de caso, realizado na Clínica Escola de Odontologia do Centro universitário Christus, o qual descreve o atendimento odontológico de uma paciente com TEA, inicialmente resistente às técnicas de condicionamento convencionais. Paciente relatava queixas dolorosas orais e apresentava quadros de ansiedade, negação e apatia durante as consultas de rotina, não aceitando o tratamento com as técnicas de condicionamento convencionais. Assim, foi vista a necessidade da técnica de sedação medicamentosa com benzodiazepínico (midazolam) e anti-histamínico (prometazina). O manejo farmacológico possibilitou a realização dos procedimentos com segurança, sem traumas, e contribuiu para a evolução do comportamento da paciente, que passou a colaborar sem necessidade de sedação em atendimentos subsequentes.pt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectsedação medicamentosapt_BR
dc.subjectmanejo odontológicopt_BR
dc.titleMANEJO PROGRESSIVO NO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO DE PACIENTES AUTISTAS – DA DEPENDÊNCIA DA SEDAÇÃO AO CONDICIONAMENTO COMPORTAMENTAL – RELATO DE CASOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesPROGRESSIVE MANAGEMENT IN DENTAL TREATMENT OF AUTISTIC PATIENTS – FROM DEPENDENCE ON SEDATION TO BEHAVIORAL CONDITIONING – CASE REPORTpt_BR
dc.description.resumo_abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition that compromises social interactions, making conventional dental care difficult. Individuals with ASD have difficulty communicating and resist change, which can make effective interaction between dentist and patient impossible. For this reason, management techniques are used as strategies for care, which aim to reduce anxiety and fear, making the individual familiar with the stimuli and gaining the trust of the professional. In more complex cases, drug sedation may be necessary, a safe and recommended technique to ensure the physical and psychological well-being of these patients. This study is a descriptive observational case report, carried out at the Dental School Clinic of the Christus University Center, describing the dental care of a patient with ASD, initially resistant to conventional conditioning techniques. The patient reported oral pain complaints and presented anxiety, denial and apathy during routine consultations, refusing treatment with conventional conditioning techniques. Thus, the need for drug sedation with benzodiazepine (midazolam) and antihistamine (promethazine) was seen. Pharmacological management allowed the procedures to be performed safely, without trauma, and contributed to the improvement of the patient's behavior, who began to cooperate without the need for sedation in subsequent appointments.pt_BR
Aparece nas coleções:Odontologia - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielaSouza.pdf3,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.