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dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Claudia Maria Costa de-
dc.contributor.authorJOVINO, Ana Rivia Silva-
dc.date.accessioned2025-10-08T11:58:38Z-
dc.date.available2025-10-08T11:58:38Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationJOVINO, Ana Rivia Silva. Dependência digital e seus impactos no processo de ensino – aprendizagem em discentes de medicina: prevalência, fatores psicológicos e manifestações físicas. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1959-
dc.description.abstractA internet proporciona acesso facilitado a conteúdos educacionais e promove a interação entre alunos e professores, tornando o aprendizado mais dinâmico e acessível. No entanto, o uso excessivo das tecnologias digitais pode acarretar dependência digital, isolamento social e prejuízos à saúde mental e física. O presente estudo teve como objetivo investigar a prevalência da dependência digital e suas associações com autoestima e burnout digital entre estudantes de Medicina. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado com discentes do primeiro ao oitavo semestre do curso de Medicina do Centro Universitário Christus, em Fortaleza-CE. Foram aplicados questionários sociodemográficos, o Teste de Dependência da Internet, a Escala de Autoestima de Rosenberg e o Questionário de Burnout Digital. Também foram avaliadas manifestações físicas e psicológicas possivelmente associadas ao uso abusivo das tecnologias digitais, com análise de sua associação com a dependência digital. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e testes inferenciais (teste t de Student, Mann-Whitney, qui-quadrado, Kruskal-Wallis e razão de verossimilhança). A amostra foi composta por 522 estudantes, com média de idade de 24 anos; 345 (66,1%) do sexo feminino, 469 (89,8%) solteiros e 106 (20,3%) com graduação prévia. O escore médio de dependência da internet foi de 40,7 ± 15,6, sendo que 122 estudantes (23,4%) apresentaram problemas ocasionais, frequentes ou significativos relacionados ao uso da internet. As manifestações físicas mais relatadas foram: prejuízo na qualidade do sono por 472 (90,6%) alunos; dores musculoesqueléticas por 336 (64,5%); cefaleia durante ou após o uso de mídias digitais por 343 (65,9%); queixas visuais por 351 (67,3%); dificuldade de concentração por 444 (85,1%) e dificuldade de interação social por 347 (66,5%). A classificação segundo o Teste de Dependência da Internet demonstrou diferença estatisticamente significativa entre os grupos de acordo com estado civil, autoavaliação do desempenho acadêmico, qualidade do sono, dor cervical, dorsal e lombar, cefaleia, queixas visuais, dificuldade de concentração e interação social. O escore médio de autoestima foi de 19,8 ± 6,0, e o escore total do Questionário de Burnout Digital foi de 62,6 ± 16,6. Um total de 131 estudantes (25,1%) apresentou escore de burnout acima do percentil 75 (≥ 74,8), e 124 (23,8%) apresentaram escore de autoestima inferior a 15, indicando baixa autoestima. Houve diferença significativa nos escores de burnout digital e seus domínios, bem como no escore de autoestima, conforme a classificação da dependência digital. Conclui-se que a prevalência da dependência digital entre os estudantes de Medicina é elevada, com impacto negativo em aspectos físicos e emocionais. Esses achados reforçam a necessidade de estratégias para mitigar seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo contribui para a compreensão do fenômeno da dependência digital em estudantes de Medicina no Brasil, temática ainda pouco explorada na literatura científica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectuso da internetpt_BR
dc.subjecttranstorno de dependência da internetpt_BR
dc.subjectsaúde mentalpt_BR
dc.subjectautoestimapt_BR
dc.subjectburnoutpt_BR
dc.titleDependência digital e seus impactos no processo de ensino – aprendizagem em discentes de medicina: prevalência, fatores psicológicos e manifestações físicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesDigital dependence and sesu impacts on the teaching-learning process in medical students: prevalence, psychological factors and physical manifestationspt_BR
dc.description.resumo_abstractThe internet facilitates access to educational content and promotes interaction between students and teachers, making learning more dynamic and accessible. However, excessive use of digital technologies may lead to internet addiction, social isolation, and damage to physical and mental health. This study aimed to investigate the prevalence of internet addiction and its associations with self-esteem and digital burnout among medical students. A cross-sectional, descriptive, and quantitative study was conducted with students from the first to the eighth semester of the medical course at Centro Universitário Christus, in Fortaleza, Brazil. Sociodemographic questionnaires, the Internet Addiction Test, Rosenberg Self-Esteem Scale, and Digital Burnout Questionnaire were applied. Physical and psychological symptoms possibly associated with excessive technology use were also assessed, and their relationship with internet addiction was analyzed. Data were analyzed using descriptive statistics and inferential tests (Student's t-test, Mann-Whitney, chi-square, Kruskal-Wallis, and likelihood ratio). The sample included 522 students, with a mean age of 24 years; 345 (66.1%) were female, 469 (89.8%) were single, and 106 (20.3%) had a previous degree. The average internet addiction score was 40.7 ± 15.6, with 122 students (23.4%) showing occasional, frequent, or significant problems related to internet use. The most commonly reported physical manifestations were poor sleep quality (90.6%), musculoskeletal pain (64.5%), headaches during or after social media use (65.9%), visual complaints (67.3%), difficulty concentrating (85.1%), and difficulty with social interaction (66.5%). Internet addiction scores showed significant differences based on marital status, academic self-evaluation, sleep quality, cervical, thoracic, and lumbar pain, headache, visual problems, concentration difficulties, and social interaction. The mean self-esteem score was 19.8 ± 6.0, and the total score of the Digital Burnout Questionnaire was 62.6 ± 16.6. A total of 131 students (25.1%) scored above the 75th percentile for digital burnout (≥ 74.8), and 124 students (23.8%) had a self-esteem score below 15, indicating low self-esteem. Significant differences were found in digital burnout scores and their domains, as well as self-esteem scores, according to the classification of internet addiction. In conclusion, internet addiction is prevalent among medical students and negatively impacts their physical and emotional health. These findings highlight the need for strategies to mitigate its effects on the teaching-learning process. This study contributes to the understanding of internet addiction among Brazilian medical students, a topic still underexplored in the scientific literature.pt_BR
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