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dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Claudia Maria Costa de-
dc.contributor.authorBARBOSA, Lívia Farias-
dc.date.accessioned2025-12-02T11:30:53Z-
dc.date.available2025-12-02T11:30:53Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationBARBOSA, Lívia Farias. Avaliação da autorregulação da aprendizagem e do processo de estudo de discentes de um curso de medicina e sua associação com o rendimento acadêmico. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1971-
dc.description.abstractA aprendizagem autorregulada e as competências de estudo são reconhecidas como fatores determinantes no desempenho acadêmico, tornando o ensino de estratégias de aprendizagem essencial no ensino superior. Este estudo teve como objetivo avaliar os processos de estudo e a autorregulação da aprendizagem de estudantes de Medicina em Fortaleza, Ceará. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado com discentes do primeiro ao oitavo semestre de uma instituição privada. Foram aplicados questionário sociodemográfico, Inventário de Autorregulação da Aprendizagem, Inventário de Processos de Estudo e avaliação de hábitos de estudo. Os dados foram organizados no Microsoft Excel e analisados no SPSS versão 23.0 (SPSS Inc., Chicago, IL, USA), utilizando-se os testes qui-quadrado e exato de Fisher, além do coeficiente de correlação de Spearman. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Christus (parecer nº 5.917.592, CAAE 66907623.1.0000.5049). A maioria dos participantes era do sexo feminino, solteira, com média de idade de 24,2 ± 5,7 anos, residente com os pais, sem filhos, sem graduação prévia e não atuava profissionalmente além do curso. Os principais recursos de estudo utilizados foram slides de aula, resumos e estudo individual em casa, com uso frequente da internet. Os resultados evidenciaram que os estudantes apresentaram bom nível de autorregulação, com maior eficácia no planejamento, especialmente em gestão do tempo, definição de metas e escolha de métodos de estudo. As dimensões execução e avaliação obtiveram escores mais baixos. O desempenho acadêmico (IRA) correlacionou-se positivamente com a planificação, de forma fraca com a execução e não apresentou correlação com a avaliação. Estudantes de semestres mais avançados alcançaram maiores escores em planejamento, com diferenças também observadas segundo sexo e faixa etária. Conclui-se que estratégias pedagógicas voltadas ao fortalecimento das dimensões de execução e avaliação podem potencializar o desempenho acadêmico. Abordagens personalizadas que promovam aprendizagem mais profunda e desenvolvam a autorregulação contribuem para a autonomia e corresponsabilização dos estudantes em seu processo formativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAutorregulaçãopt_BR
dc.subjectProcesso de Estudopt_BR
dc.subjectMétodos de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação da autorregulação da aprendizagem e do processo de estudo de discentes de um curso de medicina e sua associação com o rendimento acadêmicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesEvaluation of self-regulated learning and study processes among medical students and its association with academic performance.pt_BR
dc.description.resumo_abstractSelf-regulated learning and study skills are often considered key factors in students’ academic performance, making the teaching of learning strategies essential in higher education. This study aimed to assess the study processes and self-regulated learning of medical students in Fortaleza, Ceará, Brazil. A cross-sectional quantitative study was conducted with students from the first to eighth semesters of a private medical school. Data collection included a sociodemographic questionnaire, the Self-Regulated Learning Inventory, the Study Process Inventory, and a study habits assessment. Data were entered in Microsoft Excel and analyzed using SPSS version 23.0 (SPSS Inc., Chicago, IL, USA). Statistical analyses included Chi-square and Fisher’s exact tests for categorical variables, and Spearman’s correlation coefficient to examine associations between study variables and self-regulation. The study was approved by the Research Ethics Committee of Centro Universitário Christus (approval number: 5.917.592, CAAE 66907623.1.0000.5049). Most participants were women, with a mean age of 24.2 ± 5.7 years, single, originally from Ceará, enrolled since the first semester, living with parents, childless, engaged in extracurricular activities, without prior degrees, and not working outside medical school. Main study resources included lecture slides, summary notes, and independent study at home, often supported by internet use. Findings showed that most students demonstrated good levels of self-regulated learning, with stronger performance in planning. Students were able to organize their study routines effectively but showed weaker strategies for monitoring and evaluating progress. The Study Process Inventory revealed moderate levels of planning, particularly in time management, goal setting, and study method selection, whereas execution and evaluation scored lower. Academic performance (GPA) was positively correlated with planning, weakly correlated with execution, and not correlated with evaluation. Students in later semesters scored higher in planning, and differences were also observed by sex and age group. These results suggest that pedagogical strategies aimed at enhancing monitoring and evaluation skills could further improve academic performance. Personalized approaches fostering deeper learning and reinforcing self-regulation may promote greater autonomy and shared responsibility in the learning process.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

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