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dc.contributor.advisorMOURA JÚNIOR, Luiz Gonzaga de-
dc.contributor.authorFURTADO, Sidney Pearce-
dc.date.accessioned2025-12-08T17:49:50Z-
dc.date.available2025-12-08T17:49:50Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFURTADO, Sidney Pearce. Modelo de treinamento videolaparoscópico de sutura de cúpula vaginal por meio de simulação realística. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1982-
dc.description.abstractA sutura laparoscópica de cúpula vaginal é uma habilidade essencial na prática ginecológica, e a capacitação adequada dos cirurgiões é fundamental para garantir a eficácia e a segurança do procedimento. A crescente demanda por cirurgias menos invasivas torna essencial a formação sólida em técnicas como essa, pois a proficiência na sutura não apenas minimiza complicações, mas também aprimora os resultados cirúrgicos. Deste estudo foi construir e validar um modelo de simulação realística para treinar a sutura laparoscópica da cúpula vaginal, proporcionando um ambiente controlado onde os cirurgiões possam praticar e aprimorar suas habilidades sem riscos aos pacientes. Este estudo transversal foi conduzido de abril a setembro de 2024. A validação do simulador seguiu diretrizes de simulação na educação em saúde e orientações de validação de modelos. Participaram 14 indivíduos, incluindo 7 especialistas com experiência em ginecologia laparoscópica e 7 trainees. A avaliação foi realizada utilizando escalas de "Face validity", "Content validity" e o "Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills" (GOALS), com registro e cronometragem das execuções. A interação dos participantes com o simulador foi cuidadosamente observada para garantir dados robustos sobre sua eficácia. A amostra incluiu 14 participantes, com os especialistas apresentando uma média de 17 anos de experiência médica. A "Face validity" mostrou que 89,7% das respostas foram ≥ 4/5, enquanto 85,7% na "Content validity" indicaram a eficácia do simulador em desenvolver habilidades de sutura laparoscópica. As médias das pontuações no GOALS foram de 22,7 para especialistas e 13,8 para trainees, evidenciando diferenças significativas (p < 0,05). O tempo médio de execução foi de 630,7 segundos para especialistas e 1179,14 segundos para trainees, também com diferenças significativas (p < 0,05). O estudo validou um simulador de sutura laparoscópica de cúpula vaginal, evidenciando seu potencial como ferramenta eficaz na formação de cirurgiões. Os resultados ressaltam a importância da simulação na educação médica, permitindo que os trainees adquiram habilidades em um ambiente seguro.Futuros estudos poderão explorar diferentes abordagens de treinamento, comparar a eficácia de simuladores com métodos tradicionais e avaliar a integração desse tipo de educação na formação contínua de profissionais da saúde. O trabalha esta em conformidade com o comitê de ética e pesquisa da Universidade Unichristus sob o número de CAAE: 85351824.3.0000.5049 e número de parecer 7277256.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLaparoscopiapt_BR
dc.subjectHisterectomiapt_BR
dc.subjectTreinamento por simulaçãopt_BR
dc.subjectManguito vaginalpt_BR
dc.titleModelo de treinamento videolaparoscópico de sutura de cúpula vaginal por meio de simulação realísticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesVideolaparoscopic training model for vaginal vault suturing using realistic simulationpt_BR
dc.description.resumo_abstractLaparoscopic vaginal vault suturing is an essential skill in gynecological practice, and adequate training for surgeons is fundamental to ensuring the effectiveness and safety of the procedure. The increasing demand for less invasive surgeries makes solid training in such techniques essential, as proficiency in suturing not only minimizes complications but also improves surgical outcomes. This study aimed to construct and validate a realistic simulation model for training laparoscopic vaginal vault suturing, providing a controlled environment where surgeons can practice and improve their skills without risk to patients. This cross-sectional study was conducted from April to September 2024. The simulator validation followed simulation guidelines in health education and model validation guidelines. Fourteen individuals participated, including 7 specialists with experience in laparoscopic gynecology and 7 trainees. The evaluation was conducted using face validity, content validity, and the Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills (GOALS) scales, with recording and timing of the executions. The participants' interaction with the simulator was carefully observed to ensure robust data on its effectiveness. Results: The sample included 14 participants, with the specialists having an average of 17 years of medical experience. Face validity showed that 89.7% of the responses were ≥ 4/5, while 85.7% of the content validity indicated the simulator's effectiveness in developing laparoscopic suturing skills. The average GOALS scores were 22.7 for specialists and 13.8 for trainees, showing significant differences (p < 0.05). The average execution time was 630.7 seconds for specialists and 1179.14 seconds for trainees, also with significant differences (p < 0.05). This study validated a laparoscopic vaginal vault suture simulator, highlighting its potential as an effective tool in the training of surgeons. The results emphasize the importance of simulation in medical education, allowing trainees to acquire skills in a safe environment. Future studies could explore different training approaches, compare the effectiveness of simulators with traditional methods, and evaluate the integration of this type of education into the continuing education of healthcare professionals. This work is in accordance with the ethics and research committee of Unichristus University under CAAE number: 85351824.3.0000.5049 and opinion number 7277256.pt_BR
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