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Título : PERCEPÇÃO DAS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL NA PRÁXIS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA-PSE
Autor : Paula, Antonio Diego Abreu
metadata.dc.contributor.advisor: ALMEIDA, Janaína Rocha de Sousa
Fecha de publicación : 2025-12-12
Resumen : O presente trabalho de conclusão de Curso teve como objetivo conhecer e analisar a percepção das equipes de saúde bucal sobre sua atuação no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE) no município de Canindé, Ceará. Trata-se de um estudo observacional, quantitativo e analítico, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, aplicado a 23 profissionais das equipes de saúde bucal vinculados às Unidades Básicas de Saúde participantes do programa. Os dados foram analisados com base em estatística descritiva e inferencial, utilizando-se os testes qui-quadrado de Pearson e exato de Fisher, com nível de significância de 5% (p<0,05). Os resultados revelaram um perfil predominantemente feminino 65,2%, com faixa etária entre 31 e 40 anos e tempo de atuação superior a dez anos em 47,8% dos participantes. Observou-se associação significativa entre a formação acadêmica e a percepção de preparo para atuar no PSE (p=0,003), destacando a importância da qualificação profissional. A maioria das equipes relatou desenvolver ações educativas e preventivas, como palestras, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor, embora tenha sido identificada irregularidade na frequência e limitação na realização de atendimentos clínicos e triagens (p=0,007). Entre os principais desafios apontados estão a falta de infraestrutura adequada nas escolas, carência de materiais e tempo insuficiente para execução das atividades. Também se verificou a ausência de capacitações continuadas e dificuldades de integração intersetorial, especialmente entre as áreas da saúde e educação (p=0,006). Como potencialidades, destacou-se o vínculo positivo entre profissionais e comunidade escolar, a boa receptividade das ações e o reconhecimento do impacto educativo sobre os alunos. Conclui-se que, embora as equipes demonstrem comprometimento e alinhamento com as diretrizes do PSE, há necessidade de fortalecimento das ações por meio da ampliação da formação continuada, melhoria da infraestrutura e incentivo à articulação intersetorial. O estudo reforça a relevância do PSE como política pública essencial à promoção da saúde bucal e à consolidação da atenção básica, apontando caminhos para uma atuação mais integrada e eficiente nas escolas públicas do município.
Descripción : ALMEIDA, T. R.; PORTO, M. G. Educação continuada em saúde bucal: tecnologias e práticas colaborativas no fortalecimento das ações intersetoriais. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 48, n. 2, p. 1–12, 2024. AKERA, S. H. COSTA, A. L.; SILVA, M. P. Eficácia dos programas escolares de triagem odontológica na prevenção de doenças bucais em crianças. Revista Brasileira de Odontologia, São Paulo, v. 79, n. 3, p. 1-10, 2022. BRAMANTORO, M. A.; SILVA, F. A. COSTA, A. L. Articulação intersetorial na promoção de saúde no ambiente escolar: desafios e potencialidades. Revista Brasileira de Saúde Coletiva, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 1-10, 2021. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1990. BRASIL. Portaria nº 648, de 28 de março de 2006. 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Palabras clave : odontologia
programa saúde na escola
estratégia saúde da família
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/2004
Aparece en las colecciones: Odontologia - Campus BENFICA

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