Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/2033Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | SILVA, Lucas Melgaço | - |
| dc.contributor.author | MARINHO, Larissa Ferreira Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-22T19:10:58Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-22T19:10:58Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | MARINHO, Larissa Ferreira Costa. Meta-avaliação para proposição de manual de apoio à construção de instrumentos avaliativos no ensino em saúde. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/2033 | - |
| dc.description.abstract | Atualmente, em variados segmentos da sociedade existe a exigência de altos desempenhos na qualidade de serviços oferecidos. Em consequência das avaliações, se permitem desenvolver projetos, ações e serviços prestados com maior êxito, constatando-se a eficácia e relevância da atividade ao público a qual foi direcionada. Assim, surge como necessária a descoberta de indicadores, critérios e técnicas utilizadas para mensurar determinado objeto, o que corrobora para uma meta avaliação, ou avaliar a própria avaliação para perceber sua efetividade. Nesse sentido, o projeto que se segue objetiva desenvolver um manual para favorecer a construção e análise de itens bem como avaliações mais fidedignas ao contexto de ensino superior na área da saúde, onde o avaliador terá ao seu dispor recurso prático que facilitará seu trabalho diante de tantas demandas da atividade docente. Metodologicamente, trata-se de um estudo analítico do tipo quantiqualitativo de cunho descritivo, que obterá dados a partir da aplicação de questionários com questões semiabertas, além de pesquisa documental. Os resultados destacam a avaliação educacional, em especial a meta-avaliação, enquanto artifício necessário à melhoria da aprendizagem dos alunos e efetivação do ensino, a partir do aprofundamento dos conhecimentos sobre construção e utilização de instrumentos avaliativos. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | avaliação educacional | pt_BR |
| dc.subject | processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | avaliação da avaliação | pt_BR |
| dc.subject | elaboração de itens | pt_BR |
| dc.subject | formação de professores | pt_BR |
| dc.title | Meta-avaliação para proposição de manual de apoio à construção de instrumentos avaliativos no ensino em saúde | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.title.ingles | Meta-evaluation for the Proposal of a Support Manual for the Construction of Assessment Instruments in Health Education | pt_BR |
| dc.description.resumo_abstract | Currently, in various sectors of society, there is a demand for high performance in the quality of services provided. As a result of evaluation processes, it becomes possible to develop projects, actions, and services with greater success, verifying the effectiveness and relevance of activities for their intended audiences. Thus, the identification of indicators, criteria, and techniques used to measure specific objects becomes essential, contributing to meta-evaluation — that is, evaluating the evaluation itself to determine its effectiveness. In this context, the present project aims to develop a manual to support the construction and analysis of assessment items, as well as to promote more reliable evaluations within the context of higher education in the health field. This manual will provide evaluators with a practical tool to facilitate their work amid the multiple demands of teaching practice. Methodologically, this is an analytical and descriptive study of a quanti-qualitative nature, which will collect data through the application of questionnaires containing semi-open questions, in addition to documentary research. The results highlight educational assessment, particularly meta-evaluation, as an essential mechanism for improving student learning and strengthening teaching effectiveness through a deeper understanding of the construction and use of assessment instruments. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LARISSA FERREIRA COSTA MARINHO.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.