Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/2062
Título: Avalição do conhecimento de profissionais na estratégia de saúde da família sobre aleitamento materno para elaboração de um livro digital
Autor(es): MARTINS, Cicera Marúzia Grangeiro
Orientador: SILVA, Anamaria Cavalcante e
Data do documento: 2025
Citação: MARTINS, Cicera Marúzia Grangeiro. Avalição do conhecimento de profissionais na estratégia de saúde da família sobre aleitamento materno para elaboração de um livro digital. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025.
Resumo: De acordo com o Ministério da Saúde (MS), cerca de 20 milhões de bebês prematuros e com baixo peso ao nascer (menos de 2,5 kg) nascem todos os anos no mundo. A amamentação desempenha um papel fundamental na saúde da criança, oferecendo benefícios nutricionais, imunológicos, emocionais, econômicos e sociais, além de con-tribuir significativamente para o seu desenvolvimento e trazer vantagens à saúde da mãe. O objetivo deste estudo é desenvolver e validar uma tecnologia educativa do tipo ebook digital para apoio nas consultas dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família sobre aleitamento materno em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), com Sala de Apoio à Mulher que Amamenta/Coleta de Leite Humano. A metodologia aplicada foi de estudo de natureza aplicada, carácter transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, que realizar-se-á com profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem, Agente Comunitário de Saúde – ACS, das unidades Básicas de Saúde (UBS), que dispõem de Sala de Apoio à Mulher que Amamenta/Coleta de Leite Humano de Fortaleza-Ceará. A seleção das unidades de saúde foi por conveniência, tendo como população alvo todos os profissionais de saúde, lotados na unidade. A coleta de dados foi realizada através de questionários online, elaborado através do google forms. Os resultados da presente análise evidência que, embora o questionário possua estrutura inicial promissora, ainda exige melhorias para assegurar uma avaliação precisa das práticas e conhecimentos sobre aleitamento materno, especialmente em ambientes clínicos ou comunitários que visem fortalecer as ações de incentivo ao aleitamento exclusivo até os seis meses e complementado até dois anos ou mais. No que diz respeito ao coeficiente de correlação intraclasse (CCI), os resultados evidenciam uma confiabilidade moderada a elevada significância estatística. Já as medidas únicas apresentaram um CCI baixo, o que indica que, isoladamente, cada item não apresenta alta confiabilidade. Considera-se neste estudo que a utilização de instrumentos validados, a ampliação da amostra e a combinação de métodos quantitativos e qualitativos são caminhos promissores para aprofundar a compreensão sobre o tema. O aleitamento materno, além de um ato natural, é uma prática complexa que envolve fatores culturais, emocionais e de saúde, exigindo abordagens integradas e contínuas de estudo e intervenção.
Palavras-chave: amamentação
atenção primária
conhecimento profissional
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/2062
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CÍCERA MARÚZIA GRANGEIRO MARTINS.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.