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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/629
Title: | Desenvolvimento da Versão 2.0 do Simulador Virtual de Ventilação Mecânica Xlung |
Authors: | DINIZ, Marcelo Emanoel Bezerra |
metadata.dc.contributor.advisor: | HOLANDA, Marcelo Alcantara |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | DINIZ, Marcelo Emanoel Bezerra. Desenvolvimento da Versão 2.0 do Simulador Virtual de Ventilação Mecânica Xlung. 2016.Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2016. |
Abstract: | A simulação, como metodologia de ensino e treinamento de habilidades, está estabelecida como meio seguro e efetivo na formação profissional em geral. Na área da saúde tem especial significância frente aos métodos tradicionais, pois proporciona segurança, evitando que os pacientes sejam submetidos a riscos oriundos de um treinamento profissional insuficiente. A Ventilação Mecânica (VM) consiste no método de intervenção terapêutica para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória e é amplamente utilizada em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no mundo inteiro. O Simulador Virtual de Ventilação Mecânica Xlung foi lançado em 2012 e permite a criação de situações semelhantes às que um profissional de saúde pode encontrar no seu cotidiano. Este trabalho objetivou desenvolver a versão 2.0 deste simulador, bem como a criação de simuladores correlacionados ao ensino de ventilação mecânica. Para tanto, foi conduzida uma reestruturação na arquitetura interna do simulador, e um novo protocolo de comunicação para coordenar o seu funcionamento foi elaborado e desenvolvido. Foram planejadas mudanças no leiaute e novas funcionalidades. Ao término, a versão 2.0 do Simulador Virtual de Ventilação Mecânica Xlung foi desenvolvida. Sua arquitetura interna foi reestruturada de maneira a simplificar a manutenção e permitir que os usuários acessem o simulador sem a necessidade de instalação de plugins. Foram desenvolvidos testes automáticos de software para os seus principais componentes além de novas funcionalidades e dois outros simuladores: o Physiolung e o Oxylung. O simulador Xlung 2.0 tem sido usado desde seu lançamento em 9 de Junho de 2016 em 66 países para a realização de cerca de 1400 simulações por mês. |
Description: | Simulation as a teaching and training method is stablished as safe and effective mean in the professional curriculum. On health, it has special value compared to traditional methods because it provides safety, avoiding patients to be submited to preventable risks caused by lack of trainning. Mechanical Ventilation (MV) is a terapeutic intervention for patients with respiratory failure. It is a widespread and known technique used in Intensive Care Units (ICU) all over the world. The mechanic ventilation virtual simulator Xlung was released in 2012 and allows the creation of similar situations of the day to day care to mechanically ventilated patients. This work intended to develop the 2.0 version of the simulator, as well as other correlated MV teaching simulators. The simulator’s internal architecture was restructured and a new communication protocol was devised in order to better coordinate its functionalities. New layout and functions were planned and implemented. In the end, Xlung 2.0 was released in 9th of June, 2016, with its internal architecture restructured to simplify maintenance and to allow users to access the simulator with no need of plugin installation. Automatic software tests were developed for its internal components as well as two other simulators: Physiolung and Oxylung. Since its release the Xlung 2.0 has been used in 66 countries with an average of 1400 simulations per month. |
Keywords: | Respiração Artificial Ventilação Mecânica Software Desenho de Programas de Computador Simulação Simulação por Computador Refatoração Interface Homem-máquina Ensino |
URI: | http://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/629 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas |
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