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Title: Interdisciplinaridade e Prática Colaborativa na Percepção dos Preceptores de um Programa de Residência Multiprofissional em Neurologia e Neurocirurgia
Authors: AGUIAR, Reijane Bezerra de Pinho Lemos de
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, Cláudia Maria Costa de
Issue Date: 2018
Citation: AGUIAR, Reijane Bezerra de Pinho Lemos de. Interdisciplinaridade e Prática Colaborativa na Percepção dos Preceptores de um Programa de Residência Multiprofissional em Neurologia e Neurocirurgia. 2018.Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2018.
Abstract: O trabalho em equipe multiprofissional é uma das principais características do trabalho em saúde. A equipe multiprofissional de saúde surge enquanto uma alternativa para efetivar o cuidado integral em saúde, e o processo multiprofissional é construído no interior dessas equipes. Nessa direção, a Residência Multiprofissional em Saúde se configura como um espaço para o desenvolvimento das ações de Educação Permanente em Saúde, sendo um dispositivo potencial para a promoção das mudanças pretendidas pelos profissionais de saúde, a fim de consolidar os princípios do SUS. Diante do exposto, a presente dissertação tem como objetivo analisar a percepção dos preceptores acerca do processo de interdisciplinaridade na residência multiprofissional de neurologia e neurocirurgia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Ceará. Trata-se de um estudo de natureza descritivo-exploratória e analítica com abordagem qualitativa e quantitativa. Na primeira etapa, os 34 participantes foram submetidos a uma entrevista semiestruturada e responderam a um questionário sociodemográfico e ocupacional. Posteriormente, os preceptores foram solicitados a responder a um questionário de avaliação da interdisciplinaridade, a Escala de Medida da Disponibilidade para Aprendizagem Interprofissional (RIPLS). Após a coleta do material das entrevistas, os dados foram transcritos e a avaliação das entrevistas foi realizada através da análise de conteúdo de Bardin. A análise estatística descritiva, como médias, desvio-padrão e frequências, referente ao questionário RIPLS foi realizada com o auxílio do SPSS (v.21). Os preceptores em estudo apresentaram o seguinte perfil: idade média 43,7±9,65 anos, sendo 94,1% do sexo feminino. O tempo médio de atuação na preceptoria foi de três anos e 58,8% dos preceptores tinham curso de formação para preceptoria, 23 preceptores (67,6%) tinham título de especialista, nove curso de mestrado (26,5%) e um com doutorado (2,9%). Dentre as três dimensões do RIPLS, os entrevistados concordaram totalmente com o que é preconizado na dimensão Trabalho em equipe e colaboração e Atenção centrada no paciente, com 66,7% e 61,8% dos participantes, respectivamente, demonstrado, assim, a importância denotada à inter e multiprofissionalidade por este grupo. Por sua vez, o fator Identidade profissional, obteve uma maior concentração nas opções discordo totalmente (38,2%) e discordo (41,2%), e encontra-se em zona de alerta (2,44±0,72), devendo-se essa fragilidade provavelmente ao fato de a residência multiprofissional de neurologia e neurocirurgia ser um processo formativo ainda em consolidação. Considerando os discursos dos preceptores, foi possível identificar após a análise de conteúdo três classes temáticas: Preceptor e sua prática profissional, Aspectos positivos e negativos da interdisciplinaridade, e Processo de trabalho da equipe na residência multidisciplinar. O papel do preceptor no processo ensino-aprendizagem, sua interação com as diversas áreas na construção da prática profissional e a necessidade de construção da identidade da residência surgem como situações vivenciadas pelos preceptores. Ficou claro que o tratamento holístico é o principal benefício encontrado na residência e como entrave, está a falta de comunicação entre residentes e demais trabalhadores do hospital. No entanto, a intersecção entre as diversas profissões é crucial para a efetivação da residência e a visita multiprofissional é a principal atividade desenvolvida pelas equipes. O envolvimento de todos que fazem parte do hospital para a efetivação da residência multiprofissional de neurologia e neurocirurgia é imprescindível para a melhoria do programa.
Description: The multiprofessional teamwork and one of the main characteristics of health work. The multiprofessional team of healths as an alternative to carry out the integral health care and the process multiprofessional and built inside these teams. In this direction the multiprofessional health residence constitutes as a space for the of the development actions of educacion to remain in health being a potential device for the promocion of the changes intended by the health professionals in order to consolidate the SUS principles. The purpose of this dissertations is to analyze the perception of the residence preceptors about the interdisciplinary process in the multiprofessional residence of neurology and neurosurgeryof the Hospital Geral Fortaleza, Ceará. It is a descripitive exploratory and analytical study with qualitative and quantitative approach. In the first stage, the 34 participants underwent a semi structured interview and answered a sociodemographic and occupational questionnaire. Subsequently the preceptors were asked to answer an interdisciplinarity evolution questionare, the readiness for interprofessional learning scale (RIPLS). Af the collection of the interview material the date were transcribed and a floating reading was carried out, that is the in depth reading of each of the reports to dominate other whole of the same testimony. The descriptive sytatistical analysis as means, standard deviation and frequencies for RIPLS was perfered with the help of SPSS (Vol 21). The preceptors studied presented the following profile, meanage 43.7± 9.65 years, being 94.1% females. The average time of performance in the preceptory was of 3 years and 58.8% of the preceptors had training course for preceptorea. Twenty-three preceptors (67.6%) had specialist qualifications, 9 masters degree (26.5%)and 01 with doctorate (2.9%).Among the three dimensions of the RIPLS the interviewees totally agreed with what recommended in the teamwork and patient -centered collaboration and attention dimension with 66.7% and 61.8% respectively ,demonstrating the importance denoted to inter and multiprofessionality this group in turn the professional identity facto obtained higer concentration in the options.I totally disagree (38.2%) and I disagree (41.2%) is in alert zone should this fragility propablydue to the fact that the residence multidisciplinary neurology and neurosurgery be a formative process stile in consolidation. Among the three dimensions of RIPLS patient-centered attention and teamwork and collaboration present hight levels different from the professional identity dimension wich had a low to moderate index. Considering the speeches of the preceptor it was possible identify after the content analysis three thematic classes preceptor and his professional practice positive and negatives aspects of interdisciplinary, and teamwork process in the multidisciplinary residence. The role of the preceptor in the teaching process learning his interaction with the various areas in the construction of professional practice and the need to constructor the identity of redemption emerges as situations experiences by residents. It was clear that holistic treatment is the main benefit found in the residence and as a hindrance this the lack of communication between residents and other works in the hospital. Howewer, the intersection between the various professions is crucial for the effectiveness of residence and multiprofessional visits and the main activity developed by the teams. It is necessary the involvement of all those who are part of the hospital for the accomplishement of the multiprofessional residence of neurology and neurosurgery indispensable for the improvement of the program.
Keywords: Preceptoria
Equipe Multiprofissional
Neurologia
Residência Hospitalar
URI: http://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/637
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