Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/686
Title: O Uso da Simulação Realística como Estratégia de Ensino Aplicada na Graduação de Enfermagem
Authors: BELO, Amanda Soares Tenório
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, Claudia Maria Costa de
Issue Date: 2018
Citation: BELO, Amanda Soares Tenório. O Uso da Simulação Realística como Estratégia de Ensino Aplicada na Graduação de Enfermagem. 2018.Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2018.
Abstract: O uso da Simulação Realística tem sido considerado um importante método no processo de ensino aprendizagem para formação do profissional Enfermeiro. Este estudo teve como objetivo avaliar o uso da simulação realística como estratégia de ensino aplicada à enfermagem em um centro universitário. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, utilizando a técnica de grupo focal e a aplicação de uma escala de avaliação da simulação. A coleta de dados foi realizada no Laboratório de Habilidades do Centro Universitário Christus desenvolvida na disciplina de Bloco Operatório do sexto semestre do curso de Enfermagem, no período de maio a junho de 2018. Os resultados qualitativos foram analisados através da análise de conteúdo do discurso dos participantes, tendo sido distribuídos em três categorias analíticas: Currículo x Ensino Aprendizagem, Docente x Conhecimento e Simulação Realística x Metodologia de Ensino. A simulação realística na percepção do docente é um método que contribui para síntese de conhecimento entre teoria e prática, diminuição da insegurança em relação a procedimentos e melhora do raciocínio crítico. Além disso, gerou uma satisfação discente, quanto ao uso das metodologias ativas, porém com a ressalva de que o docente necessita de uma maior capacitação, para o método tornar-se eficaz. Quanto aos resultados quantitativos, em todos os itens avaliados na escala houve uma alta taxa de concordância, tendo uma maior pontuação os domínios de feedback, com média de 4,66 de concordância e 4,80 de importância; e o domínio do realismo, com média de 4,50 de concordância e 4,82 de importância. Os domínios com as menores médias foram os de apoio e objetivos e informações, com médias de 4,24 e 4,12, respectivamente. A partir destes resultados de avaliação de cenário, foi desenvolvido um guia prático digital para construção de cenário, com informações importantes para sua efetiva aplicação. Conclui-se que a utilização da simulação realística como metodologia contribui para o processo de ensino aprendizagem na graduação de enfermagem, gerando satisfação discente.
Description: The use of Realistic Simulation has been considered an important method in the process of teaching and learning for the training of the professional nurse. This study aimed to evaluate the use of realistic simulation as a teaching strategy applied to nursing in a university centre. It is a descriptive study with quantitative-qualitative approach, using the focal group technique and the application of a simulation evaluation scale. Data collection was carried out in the Skills Laboratory of the Christus University Centre developed in the discipline of the Operative Block of the sixth semester of the Nursing course, from May to June of 2018. The qualitative results were analysed through the content analysis of the discourse of the participants, being distributed in three analytical categories: Curriculum x Teaching Learning, Teacher x Knowledge and Realistic Simulation x Teaching Methodology. Realistic simulation in teacher perception is a method that contributes to the synthesis of knowledge between theory and practice, a decrease in insecurity in relation to procedures and improvement of critical reasoning. In addition, it generated a student satisfaction, regarding the use of active methodologies, but with the proviso that the teacher needs a greater capacity for the method to become effective. As for the quantitative results, in all items evaluated in the scale there was a high agreement rate, with a higher score in the feedback domains, with a mean of 4.66 of agreement and 4.80 of importance; and the domain of realism, with an average of 4.50 of agreement and 4.82 of importance. The domains with the lowest averages were those of support and objectives and information, with averages of 4.24 and 4.12, respectively. From these results of scenario evaluation, a practical digital guide for scenario construction was developed, with important information for its effective application. It is concluded that the use of realistic simulation as a methodology contributes to the process of teaching learning in nursing graduation, generating student satisfaction.
Keywords: Enfermagem
Educação em Saúde
Simulação
Metodologia Ativa
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/686
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA SOARES TENÓRIO BELO.pdf1,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.