Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/691
Title: | Desenvolvimento e Validação de um Aplicativo Móvel para o Ensino das Técnicas Radiológicas |
Authors: | LOPES FILHO, Hindemburgo Adomiran |
metadata.dc.contributor.advisor: | PEIXOTO JÚNIOR, Arnaldo Aires |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | LOPES FILHO, Hindemburgo Adomiran. Desenvolvimento e Validação de um Aplicativo Móvel para o Ensino das Técnicas Radiológicas. 2018.Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2018. |
Abstract: | As novas tecnologias vêm modificando o cenário atual da educação não só do Brasil, mas do mundo, com o advento da Revolução Tecnológica no último século o ensino em todas as áreas passou a ser mais dinâmico dentro e fora das salas de aulas. Neste sentido o objetivo deste estudo pautou-se em desenvolver um aplicativo voltado para as técnicas radiológicas, que servisse como um complemento para docentes, discentes e profissionais da radiologia. O desenvolvimento do mesmo caracterizou-se por se tratar de algo inovador na área com a possibilidade e facilidade de ser acessado por celulares com sistemaAndroid®, possibilitando a aprendizagem. No processo de construção, houve a participação de uma equipe multidisciplinar, formada por professores da área da saúde e da computação, aluno de pesquisa, dois alunos do curso de graduação em Tecnologia em Radiologia e participantes do programa de iniciação científica da universidade. O estudo foi dividido em duas etapas, na primeira foi relativa ao desenvolvimento, e registro do aplicativo móvel. Já na segunda etapa foram feitos testes através de questionários, visualização do aplicativo protótipo quanto a usabilidade e aceitação da tecnologia por alunos da graduação do curso de Tecnólogo em Radiologia. Essa composição permitiu a construção de um aplicativo focado na necessidade dos futuros usuários (professores e alunos), utilizou para isto a metodologia de Co-Design (Millard et al., 2010) adaptada, com cinco fases: (1) Escopo – visão geral dos objetivos de aprendizagem na área de técnicas radiológicas, com participação de um professor especialista no assunto e de outro com experiência na área de ensino em saúde; (2) Compreensão compartilhada – troca de experiências entre stakeholders, sendo considerada a necessidade dos alunos, a bibliografia disponível, os cenários de ensino, as especificações tecnológicas do aplicativo e as técnicas pedagógicas a serem trabalhadas no aplicativo; (3) Brainstorming – esboço do aplicativo, com a apresentação da interface e de atalhos acessíveis, seguida da discussão com stakeholders; (4) Refinamento – modelagem dos conteúdo a ser acessado, recursos de imagens, casos clínicos com questões de múltipla escolha seguidas de feedback e sumário de termos; e (5) Implementação – desenvolvimento do aplicativo com entregas incrementais e reavaliações. Os resultados indicaram que o aplicativo apresentou alto nível de usabilidade e aceitação, sinalizando que a ferramenta pode ser útil para treinamento sobre técnicas radiológicas. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a área da saúde e da educação, estimulando o uso e desenvolvimento de aplicativos voltados para uma aprendizagem dinâmica acompanhando assim o novo perfil do estudante do século XXI. |
Description: | New technologies have been changing the current scenario of education not only in Brazil, but in the world, with the advent of the technological revolution in the last century teaching in all areas has become more dynamic inside and outside the classroom. In this sense, the objective of this study was to develop an application aimed at radiological techniques, which serve as a complement for teachers, students and radiology professionals. The development of the same was characterized by being something innovative in the area with the possibility and easy to be accessed by mobile phones with Android® system, enabling learning. In the construction process, there was the participation of a multidisciplinary team, composed of professors from the area of health and computing, research student, two undergraduate students in Technology in Radiology and participants in the university's scientific initiation program. The study was divided into two stages, the first was relative to the development, and registration of the mobile application. Already in the second stage, tests were done through questionnaires, visualization of the prototype application regarding usability and acceptance of the technology by undergraduate students of the Technologist course in Radiology. This composition allowed the construction of an application focused on the need of future users (teachers and students), using the Co-Design methodology (Millard et al., 2010) adapted, with five phases: (1) Scope - overview of the learning objectives in the area of radiological techniques, with the participation of a professor specializing in the subject and another with experience in the area of health teaching; (2) Shared understanding - exchange of experiences between stakeholders, considering the students' needs, the available bibliography, the teaching scenarios, the technological specifications of the application and the pedagogical techniques to be worked on in the application; (3) Brainstorming - outline of the application, with presentation of the interface and accessible shortcuts, followed by discussion with stakeholders; (4) Refinement - modeling of content to be accessed, imaging resources, clinical cases with multiple choice issues followed by feedback and summary of terms; and (5) Implementation - application development with incremental deliveries and revaluations. The results indicated that the application presented a high level of usability and acceptance, signaling that the tool could be useful for training in radiological techniques. It is hoped that this research can contribute to the health and education area, stimulating the use and development of applications aimed at a dynamic learning, thus accompanying the new profile of the student of the 21st century. |
Keywords: | Radiologia Aplicativos Ensino |
URI: | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/691 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dissertações Defendidas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HINDEMBURGO ADOMIRAN LOPES FILHO.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.