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Title: Análise de um Novo Design de Implante: um Ensaio Mecânico
Authors: VASCONCELOS, Raquel Bastos
metadata.dc.contributor.advisor: CARVALHO, Abrahão Cavalcante Gomes de Sousa
Issue Date: 2019
Citation: VASCONCELOS, Raquel Bastos. Análise de um Novo Design de Implante: um Ensaio Mecânico. 2019.Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2019.
Abstract: Os implantes dentários osseointegrados são uma opção para pacientes parcial ou totalmente edêntulos. A busca por uma morfologia adequada levou ao aparecimento de diversas macrogeometrias e conexões protéticas diferentes, visando diminuir a fadiga gerada no implante, aumentar a resistência mecânica, entre outros. A finalidade do presente estudo foi comparar o torque de instalação e a resistência mecânica do componente protético dos implantes Cone Morse(CM), grupo controle (CP1) e dos implantes de novo design, grupo experimental (CP2). Foram realizados ensaios de torque de inserção (TI) nos implantes, citados com seus respectivos dispositivos de inserção, torquímetro e componentes protéticos, visando quantificar a sua resistência ao torque, na estabilidade primária. Foram utilizados, 10 implantes, do tipo CM de diâmetro de 3,5mm x 11,5mm e 10 implantes do novo design, com as mesmas dimensões. Os implantes foram instalados em um bloco de Poliuretano Synbone© e o TI foi comparado entre implantes instalados em nível ósseo e a dois milímetros abaixo do nível ósseo. Posteriormente, os implantes foram estabilizados em um corpo de prova de acrílico e receberam os componentes protéticos instalados com um torque segundo as recomendações dos fabricantes. Em sequência, receberam uma força de flexão, utilizando-se uma máquina universal de ensaios mecânicos INSTRON® (Instron Corp, Canton, Mass.). Como resultados, no primeiro momento, após instalação de implantes do CP1 a Média (M) e Desvio Padrão (DP) do TI para implantes em nível ósseo foi de 33N e 2,7, respectivamente, e a dois milímetros do nível ósseo a M foi de 38N e a DP de 2,7. Já para os implantes do CP2, teve-se no TI em nível ósseo e a dois milímetros do nível ósseo a M de 37N, com DP de 2,7, e M de 56N com DP de 5,4, respectivamente. Por fim, todos os implantes foram submetidos aos testes mecânicos de flexão (TF), em que se obteve, respectivamente, M de 725 N e DP de 153,4 nos implantes CM e nos implantes de novo design a M foi de 1106 N e DP de 378,5. Como conclusões, os implantes de novo design registraram um torque final de inserção maior do que o CM, apenas quando instalados dois milímetros abaixo do nível ósseo, e nos TF os componentes protéticos do novo design apresentaram resistência a altas cargas de até 2000N aplicadas, porém durante o deslocamento até 5mm/min iniciais ocorreram fraturas ou grande deformação, justificando a necessidades de mais pesquisas a respeito de novos materiais com aplicabilidade na implantodontia.
Description: Osseointegrated dental implants are an option for partially or totally edentulous patients. Thus, the search for a suitable morphology led to the appearance of several macrogeometries and different prosthetic connections, aiming to reduce the fatigue generated in the implant, improve the biological seal, increase the mechanical resistance and make feasible the aesthetics of the patient, among others. The purpose of this study was to compare the installation torque and mechanical strength of the prosthetic component of the conventional Cone Morse (CM), control (CP1) and new design implants, the experimental group (CP2). Implantation torque (IT) tests were performed on the implants, mentioned with their respective insertion devices, ratchet wrenches and prosthetic components, in order to quantify their resistance to torque, in the primary stability. For this purpose, 10 implants of the CM type of diameter of 3.5mm x 11.5mm and 10 new implants type with the same dimensions were used. The implants were installed in a block of Polyurethane Synbone® and TI was compared between implants placed at bone level and two millimeters below the bone level. Subsequently the implants were stabilized on an acrylic specimen and received the prosthetic components installed with a torque according to the manufacturers' recommendations. In sequence, they received a bending force using a universal INSTRON® mechanical test machine (Instron Corp., Canton, Mass.), The resistance limit was calculated. As a result, at the first moment, after implantation of implants from CP1 to M of TI and DP for implants at bone level and two millimeters of bone level was 3,3N, with DP of 2,7 and 38N, with DP of 2,7, respectively. On the other hand, for CP2 implants, the mean M (M) in the TI was at bone level and at two millimeters at the M bone level of 37N, with a standard deviation (SD) of 2,7 and M 56N and, with DP of 5,4, respectively. Finally, all implants were submitted to mechanical flexion tests. Where we obtained, respectively, M of 725N and DP of 153,4 and in CM and M implants of 1106 N and DP of 378,5 in new implants. As a conclusion, the IT tests at the implants showed that the newly designed implants had a higher insertion torque than conventional CM implants, only when installed two millimeters below the bone level, and in the TF the prosthetic components of the new implants presented resistance to high loads up to 2000N applied, but during the initial displacement up to 5mm / min fractures or large deformation occurred. Therefore, justifying the need for more research to repeat new materials with applicability in implantology.
Keywords: Implante dentário
Torque
Osseointegração e Design de implantes
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/722
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas - Dissertações Defendidas

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