Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/746
Title: Eficácia da Estratégia de Ensino Snapps em Residentes de Psiquiatria Avaliado Através do OSTE (Objective Structured Teaching Examination)
Authors: FEIJÓ, Lorena Pinho
metadata.dc.contributor.advisor: AUGUSTO, Kristopherson Lustosa
Issue Date: 2019
Citation: FEIJÓ, Lorena Pinho. Eficácia da Estratégia de Ensino Snapps em Residentes de Psiquiatria Avaliado Através do OSTE (Objective Structured Teaching Examination). 2019.Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2019.
Abstract: A residência médica, caracterizada como um treinamento em serviço, tem como competência médica básica a passagem de casos clínicos pelos residentes aos preceptores. Os residentes desenvolvem também a função de docente. Pesquisas americanas estimam que estes exerçam essa função em boa parte das suas atividades em cenário de prática. Esse processo de ensino-aprendizagem durante a residência, no entanto, ainda é pouco estudado. Diversos treinamentos formais de como ensinar com qualidade estão sendo implementados em todo o mundo e são denominados como programas de “Resident as teacher” (RaT). Um bom método para avaliar essa capacidade de ensino em várias disciplinas chama-se OSTE (Objective Structured Teaching Exercise). Dentre os vários tipos de aprendizagem construtiva, o SNAPPS é um método no qual os estudantes são tratados como pensadores capazes de desenvolver novos conhecimentos e os professores são tratados como parceiros de aprendizagem para os alunos. Trata-se de um estudo experimental, com intervenção, randomizado, cegado. Foi realizado no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, onde 26 residentes de psiquiatria dos três anos do programa foram filmados discutindo casos simulados de psiquiatria com internos-atores em três cenários: Ambulatório, Enfermaria e Emergência. Após 2 meses, houve uma intervenção, na qual os 22 residentes que compareceram foram alocados em dois grupos: A- assistiram uma aula sobre SNAPPS e B- assistiram uma aula sobre um tema geral de psiquiatria. Logo após as aulas, os residentes foram filmados novamente discutindo os mesmos casos com os internos-atores. Três avaliadores cegados de outra instituição avaliaram os vídeos através de um instrumento baseado no SFDP-26. Além disso, os residentes responderam a um questionário sociodemográfico. Observou-se que em todos os três cenários houve alta consistência interna entre os avaliadores externos com valores de alfa de Crombach acima de 0,70. Pode-se observar também que houve efeito de interação p<0,05, efeito de grupo e efeito de momento na comparação dos três cenários. Os dados sociodemográficos não apresentaram diferença estatística. Concluiu-se que a estratégia de ensino SNAPPS, ensinada apenas aos docentes (residentes), apresentou resultados estatisticamente significativos em três cenários diferentes. Sugere-se a implementação do SNAPPS como parte de um programa de RaT para a melhoria do raciocínio clínico. Mais estudos utilizando o método SNAPPS e demais técnicas de passagem de caso são necessários para consolidar essas metodologias ativas de ensino no Brasil como intervenção pedagógica positiva para médicos residentes.
Description: Medical residency, characterized as in-service training, has as basic medical competence the passage of clinical cases by residents to preceptors. Residents also develop the role of teacher. American research estimates that these perform this function in most of their activities in a practice scenario. However, this teaching-learning process during the residence is still little studied. Several formal trainings of how to teach with quality are being implemented around the world and are termed as "Resident as teacher" (RaT) programs. A good method to evaluate this teaching ability in various disciplines is called OSTE (Objective Structured Teaching Exercise). Among the various types of constructive learning, SNAPPS is a method in which students are treated as thinkers capable of developing new knowledge and teachers are treated as learning partners for students. This is an experimental study, with intervention, randomized, blinded. It was carried out at the Professor Frota Pinto Hospital of Mental Health, where 26 psychiatric residents of the three years of the program were filmed discussing simulated cases of psychiatry with internal actors in three scenarios: Ambulatory, Infirmary and Emergency. After 2 months, there was an intervention in which the 22 residents who attended were allocated to two groups: A- attended a class on SNAPPS and B- attended a class on a general theme of psychiatry. Shortly after classes, residents were filmed again discussing the same cases with the internal-actors. Three blinded assessors from another institution evaluated the videos through an instrument based on SFDP-26. In addition, residents answered a sociodemographic questionnaire. It was observed that in all three scenarios there was high internal consistency among external evaluators with Crombach alpha values ​​above 0.70. It can also be observed that there was interaction effect p <0.05, group effect and moment effect in the comparison of the three scenarios. Sociodemographic data did not present statistical difference. It was concluded that the teaching strategy SNAPPS, taught only to teachers (residents), presented statistically significant results in three different scenarios. It is suggested that SNAPPS be implemented as part of a RaT program to improve clinical reasoning. Further studies using the SNAPPS method and other case passing techniques are necessary to consolidate these active teaching methodologies in Brazil as a positive pedagogical intervention for resident physicians.
Keywords: Internato e Residência
Educação Médica
Treinamento por simulação
Residentes como professor
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/746
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LORENA PINHO FEIJÓ.pdf1.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.